Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/759
Título: Raciocínio lógico-recursivo: uma proposta para resolução de problemas do ensino médio
Título(s) alternativo(s): Logical-recursive reasoning: a proposal for solving high school problems
Autor(es): Abitibol, Paulo César Pereira
Data do documento: 2018-04-20
Editor: UEMA
Resumo: Este trabalho faz uma abordagem sobre recorrências lineares, com destaque para as recorrências de 1a e 2a ordem. Mostra a importância do raciocínio recursivo para resolver problemas que envolvem os termos de uma sequência recursiva, isto é, uma sequência na qual cada elemento, a partir de um certo termo, é definido em função dos termos anteriores. Problemas assim aparecem com frequência no Ensino Médio e estão relacionados, entre outros assuntos, a algumas funções, progressões, matemática financeira, análise combinatória e probabilidade. Além de exibir a solução das recorrências, destacamos três importantes aplicações: a Sequência de Fibonacci, a Torre de Hanói e a Pizza de Steiner. Visando mostrar a eficiência do método, apresenta-se a solução para diversos problemas de nível médio, com graus de dificuldade variados, sendo a maioria extraídos de ENEM e outros vestibulares.
Palavras-chave: Sequências
Recorrências lineares
Problemas recursivos
Fórmula fechada
Sequences
Linear recurrences
Closed formula
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT - CECEN - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO-Paulo Abitibol_1PDF-A.pdf666.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.