Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5713
Título: Textualidade híbrida: um olhar para a literatura digital como ferramenta de interação literária
Título(s) alternativo(s): Hybrid Textuality: A Look at Digital Literature as a Tool for Literary Interaction
Autor(es): Silva, Jaysla Carvalho da
Orientador: Alves, Jonh Jeffesson do Nascimento
Membro da Banca: Bezerra, Widêglan Marques Silva
Membro da Banca: Silva, Laize Oliveira
Data do documento: 2022
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: O meme tem-se mostrado significativo tema a ser investigado em razão do potencial semântico e cultural que integra, requerendo dos indivíduos que o leem repertório leitor para compreenderem seus significados. De modo geral, buscamos observar como o gênero textual meme pode contribuir com o letramento literário. Como objetivos intencionamos identificar como o letramento literário é compreendido e concorda que o gênero referenciado não caracteriza tão somente o humor, sendo essencial entender o contexto de sua construção, compreender o que está posto nas entrelinhas e inferir as intencionalidades do enunciador para que a leitura alcance a percepção acertada e promova a participação dos indivíduos de forma efetiva e letrada. O texto híbrido apresenta-se como possibilidade textual a ser trabalhada em outros espaços educativos, assim como contribui para formar ao passo que oportuniza alargar entendimentos para com o trabalho de outros textos além dos comumente abordados no contexto da escola
Resumo: The meme has proved to be a significant topic to be investigated due to its semantic and cultural potential, requiring individuals who read it to understand its meanings. In general, we seek to observe how the meme textual genre can contribute to literary literacy. As objectives we intend to identify how literary literacy is understood and agree that the referenced genre does not only characterize humor, being essential to understand the context of its construction, understand what is put between the lines and infer the intentions of the enunciator so that the reading reaches the right perception and promote the participation of individuals in an effective and literate way. The hybrid text presents itself as a textual possibility to be worked on in other educational spaces, as well as contributing to form while it provides an opportunity to broaden understandings of the work of other texts in addition to those commonly addressed in the school context
Palavras-chave: Letramento Literário
Gênero textual meme
Leitor
Literary Literacy
Textual genre meme
Reader
Aparece nas coleções:Letras Licenciatura em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa – Presidente Dutra - UEMA - Monografias



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.