Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5713| Título: | Textualidade híbrida: um olhar para a literatura digital como ferramenta de interação literária |
| Título(s) alternativo(s): | Hybrid Textuality: A Look at Digital Literature as a Tool for Literary Interaction |
| Autor(es): | Silva, Jaysla Carvalho da |
| Orientador: | Alves, Jonh Jeffesson do Nascimento |
| Membro da Banca: | Bezerra, Widêglan Marques Silva |
| Membro da Banca: | Silva, Laize Oliveira |
| Data do documento: | 2022 |
| Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
| Resumo: | O meme tem-se mostrado significativo tema a ser investigado em razão do potencial semântico e cultural que integra, requerendo dos indivíduos que o leem repertório leitor para compreenderem seus significados. De modo geral, buscamos observar como o gênero textual meme pode contribuir com o letramento literário. Como objetivos intencionamos identificar como o letramento literário é compreendido e concorda que o gênero referenciado não caracteriza tão somente o humor, sendo essencial entender o contexto de sua construção, compreender o que está posto nas entrelinhas e inferir as intencionalidades do enunciador para que a leitura alcance a percepção acertada e promova a participação dos indivíduos de forma efetiva e letrada. O texto híbrido apresenta-se como possibilidade textual a ser trabalhada em outros espaços educativos, assim como contribui para formar ao passo que oportuniza alargar entendimentos para com o trabalho de outros textos além dos comumente abordados no contexto da escola |
| Resumo: | The meme has proved to be a significant topic to be investigated due to its semantic and cultural potential, requiring individuals who read it to understand its meanings. In general, we seek to observe how the meme textual genre can contribute to literary literacy. As objectives we intend to identify how literary literacy is understood and agree that the referenced genre does not only characterize humor, being essential to understand the context of its construction, understand what is put between the lines and infer the intentions of the enunciator so that the reading reaches the right perception and promote the participation of individuals in an effective and literate way. The hybrid text presents itself as a textual possibility to be worked on in other educational spaces, as well as contributing to form while it provides an opportunity to broaden understandings of the work of other texts in addition to those commonly addressed in the school context |
| Palavras-chave: | Letramento Literário Gênero textual meme Leitor Literary Literacy Textual genre meme Reader |
| Aparece nas coleções: | Letras Licenciatura em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa – Presidente Dutra - UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TCC – JAYSLA CARVALHO DA SILVA – LETRAS LICENCIATURA EM LÍNGUA PORTUGUESA LIT. LING. PRT – UEMA PRESIDENTE DUTRA - 2022..pdf | PDF A | 314.27 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.