Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5589
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMorais, Jaiana Silva-
dc.date.accessioned2025-11-12T12:47:29Z-
dc.date.available2025-11-12-
dc.date.available2025-11-12T12:47:29Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationMORAIS, Jaiana Silva. A intertextualidade no instagram: uma análise de memes sobre o terceiro governo Lula (2023-2026). 2025. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) – Universidade Estadual do Maranhão, Centro de Estudos Superiores de Zé Doca - MA - Brasil, 2025. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5589pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5589-
dc.description.abstractThis study focuses on analyzing intertextuality in the meme genre, with an emphasis on productions that address the current Brazilian presidency. The research explores how memes use intertextual resources to construct meaning, especially when associated with public figures and government events. In addition to analyzing the memes themselves, the work considers user interactions in the comments section, aiming to capture the different ways in which shared content is received. The overall objective is to investigate the phenomenon of intertextuality present in memes depicting the current Brazilian government, understanding how these intertextual elements are perceived by internet users. The analysis is based on the principle that memes are linguistic practices that interact with various texts. The study falls within the field of Textual Linguistics, which allows for an understanding of the factors of textuality and the mechanisms of meaning construction in texts. The theoretical basis was constructed from Koch (1997, 2008, 2021), Marcuschi (2002, 2008), Bakhtin (1997), as well as thinkers such as Dawkins (2007), Chagas (2020) and Fragoso (2022), who contribute to the understanding of the phenomenon of memes. This is a bibliographic research of a qualitative nature, developed from the collection and analysis of data from the digital platform Instagram, considering the relevance of this network as a space for the circulation and production of intertextual textspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInstagrampt_BR
dc.subjectMemept_BR
dc.subjectIntertextualidadept_BR
dc.subjectInstagrampt_BR
dc.subjectIntertextualitypt_BR
dc.titleA intertextualidade no instagram: uma análise de memes sobre o terceiro governo Lula (2023-2026)pt_BR
dc.title.alternativeIntertextuality on Instagram: An analysis of memes about Lula's third government (2023-2026)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Barros, Andreza Luana da Silva-
dc.contributor.advisor1ID6243750657834163pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6243750657834163pt_BR
dc.contributor.referee1Muniz, Elijames Moraes dos Santos-
dc.contributor.referee1ID320043070364759pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3200430703647599pt_BR
dc.contributor.referee2Costa, Dálete de Castro Braga-
dc.contributor.referee2ID8184508631784896pt_BR
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-7165-4648pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8184508631784896pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo tem como foco a análise da intertextualidade no gênero meme, com ênfase em produções que abordam a atual presidência do Brasil. A pesquisa compreende como os memes utilizam recursos intertextuais para construir sentidos, sobretudo quando associados a figuras públicas e acontecimentos governamentais. Além da análise dos memes, o trabalho considera as interações dos usuários nos comentários, com o intuito de captar as diferentes formas de recepção dos conteúdos compartilhados. Como objetivo geral, a pesquisa investiga o fenômeno da intertextualidade presente em memes que retratam o atual governo brasileiro, compreendendo de que maneira esses elementos intertextuais são percebidos pelos usuários da internet. A análise parte do princípio de que os memes são práticas linguísticas que dialogam com diversos textos. O estudo insere-se no campo da Linguística Textual, que possibilita compreender os fatores de textualidade e os mecanismos de construção de sentido nos textos. O embasamento teórico foi construído a partir de Koch (1997, 2008, 2021), Marcuschi (2002, 2008), Bakhtin (1997), além de pensadores como Dawkins (2007), Chagas (2020) e Fragoso (2022), que contribuem para a compreensão do fenômeno dos memes.Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa, desenvolvida a partir da coleta e análise de dados oriundos da plataforma digital Instagram, considerando a relevância dessa rede como espaço de circulação e produção de textos intertextuaispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Zé Docapt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqLíngua Portuguesapt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa - Zé Doca - UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - JAIANA SILVA MORAIS - LICENCIATURA EM LÍNGUA PORTUGUESA - CES ZÉ DOCA 2025.pdfPDF A1.69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.