Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5528| Título: | Afetividade e Educação: inclusão do estudante com Síndrome de Down no Ensino Médio |
| Título(s) alternativo(s): | Affectivity and Education: Inclusion of Students with Down Syndrome in Secondary Education |
| Autor(es): | Aguiar, Kátia Regina Pereira de |
| Orientador: | Rocha, Íris Maria Ribeiro |
| Membro da Banca: | Jesus, Ivone das Dores de |
| Membro da Banca: | Silveira, Francisca Morais da |
| Data do documento: | 2024-11-12 |
| Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
| Resumo: | As discussões acerca das dimensões afetivas na Educação têm ganhado relevância nos estudos científicos, considerando-se a importância destas dimensões na aprendizagem dos estudantes, e a inclusão de pessoas com deficiência tem se expandido cada vez mais no Brasil. Na Educação Especial, a inclusão teve avanços significativos, por meio das mudanças exigidas pelas políticas públicas e pela mobilização da sociedade civil organizada. A pesquisa teve, como objetivo geral, analisar a contribuição da afetividade no processo inclusivo do estudante com Síndrome de Down na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Leandro Lobão da Silveira, no município de Bragança, Pará. A pesquisa se caracteriza como aplicada, com escopo de pesquisa descritiva e com procedimentos técnicos de pesquisas bibliográfica e documental, de abordagem qualitativa. A estratégia de pesquisa foi o estudo de caso da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Leandro Lobão da Silveira, localizada no município de Bragança, Pará, e o critério de escolha dos participantes foi estabelecido, por meio de amostra não probabilística com critério de conveniência, o qual resultou na seleção de um aluno com Síndrome de Down, de uma melhor amiga, de uma mediadora, de uma professora preferida, de uma coordenadora pedagógica preferida e de uma professora especialista. Quanto aos instrumentos de coleta, foi adotada a observação direta, com os usos de diário de campo e de entrevistas semiestruturadas. Em relação à técnica de análise de dados, adotou-se a Análise de Conteúdo, proposta pela Bardin (2011). Os resultados demonstraram que as relações entre colegas se tornam um pilar fundamental para a inclusão de estudantes com Síndrome de Down, em que a conexão emocional e a reciprocidade promovem um ambiente, em que o acolhimento se torna uma prática cotidiana, favorecendo a integração social e, também, o desenvolvimento integral do aluno. Os resultados confirmaram, ainda, que o estudante pesquisado traz consigo uma concepção formada sobre afeto e define este sentimento e quem faz parte do círculo que lhe proporciona apoio afetivo. Os resultados se coadunam com a Tríade, apresentada por Pestalozzi (1746-1827), com os Conjuntos Funcionais, descritos por Wallon (1992), a partir do materialismo histórico-dialético, e com a Psicologia Histórico-Cultural, de Vygotsky (1986-1934), confirmando as importâncias de uma abordagem inclusiva, baseada em aspectos afetivos, e de um suporte contínuo à trajetória educacional de alunos com deficiência. A pesquisa gerou, como produtos técnico-tecnológico e educacional, o gibi, intitulado Meu amigo Down, nos formatos impresso e digital. Conclui-se que a promoção de uma Educação Inclusiva, baseada em aspectos afetivos, beneficia os alunos com Síndrome de Down e enriquece as comunidades escolar e social, e que o afeto e a cognição estão interligados, sendo aspectos positivos e indispensáveis ao processo de ensino-aprendizagem e às práticas inclusivas |
| Resumo: | Discussions about the affective dimensions of Education have gained relevance in scientific studies, considering the importance of these dimensions in student learning, and the inclusion of people with disabilities has expanded more and more in Brazil. In Special Education, inclusion has made significant progress through the changes demanded by public policies and the mobilization of organized civil society. The general aim of this research was to analyze the contribution of affectivity to the inclusion process of students with Down Syndrome at the Leandro Lobão da Silveira State School for Primary and Secondary Education, in the municipality of Bragança, Pará. The research is characterized as applied, with the scope of descriptive research and technical procedures of bibliographical and documentary research, with a qualitative approach. The research strategy was a case study of the Leandro Lobão da Silveira State School of Elementary and Secondary Education, located in the municipality of Bragança, Pará, and the criteria for choosing the participants was established by means of a non-probabilistic sample with convenience measures, which resulted in the selection of a student with Down Syndrome, a best friend, a mediator, a preferred teacher, a preferred pedagogical coordinator and a specialist teacher. As for the collection instruments, direct observation was adopted, with the uses of field diary and semi-structured interviews. Regarding the data analysis technique, we adopted the Content Analysis, proposed by Bardin (2011). The results showed that peer relationships become a fundamental pillar for the inclusion of students with Down9s Syndrome, in which emotional connection and reciprocity promote an environment in which welcoming becomes an everyday practice, promoting social integration and the integral development of the student. The results also confirmed that the student surveyed brings a conception formed on affection and defines this feeling and who is part of the circle that provides him affective support. The results are consistent with the Triad, presented by Pestalozzi (1746-1827), with the Functional Sets, described by Wallon (1992), from historical-dialectical materialism, and with the Historical-Cultural Psychology, by Vygotsky (1986-1934), confirming the importance of an inclusive approach based on affective aspects and a continuous support to the educational trajectory of students with disabilities. The research generated, as technical-technological and educational products, the comic book entitled My friend Down, in printed and digital formats. It is concluded that the promotion of an Inclusive Education, based on affective aspects, benefits students with Down Syndrome and ocial communities, and that affection and cognition are interrelated, being positive and indispensable aspects to the teaching-learning and inclusive practices |
| Palavras-chave: | Afetividade Inclusão Estudante Síndrome de Down Affectivity Inclusion Student Down Syndrome |
| Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede - PROFEI - CECEN - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| DISSERTAÇÃO - KÁTIA REGINA PEREIRA DE AGUIAR - EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM REDE PROFEI 2024.pdf | PDF A | 6.97 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.