Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5519| Título: | O cômico e a subjetividade: a comédia na fenomenologia do espírito de hegel |
| Título(s) alternativo(s): | The comic and subjectivity: comedy in Hegel's phenomenology of spirit |
| Autor(es): | Braga, Marcos Pablo Rosas |
| Orientador: | Oliveira, Luís Magno Veras |
| Membro da Banca: | Silva, Davi Galhardo Oliveira |
| Membro da Banca: | Silva, José Roberto Carvalho da |
| Data do documento: | 2025-07-16 |
| Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
| Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo apresentar a dinâmica da comédia na Fenomenologia do Espírito de Hegel enquanto momento integrante do movimento dialético de representação do Espírito. Para a consecução desse objetivo, recorreu-se a uma pesquisa teórica de cunho qualitativo, cujos principais procedimentos metodológicos consistiram na pesquisa bibliográfica e na análise conceitual, com ênfase na investigação da noção de comédia em Hegel, sobretudo na referida obra e, de modo complementar, em um breve trecho dos Cursos de Estética. Em um primeiro momento, realiza-se uma análise da Religião Natural, compreendida como figura religiosa que se constitui por meio de uma identificação imediata com o natural, a fim de introduzir conceitos fundamentais da esfera religiosa, tais como representação, destino e linguagem. Em seguida, procura-se examinar de que modo a Religião da Arte, em seus dois primeiros momentos — a obra de arte abstrata e a obra de arte viva —, elabora sua representação do divino sob a forma humana e estabelece uma relação com o sagrado marcada pelo caráter vivente da própria obra. Por fim, busca-se delinear o último estágio da Religião da Arte, a obra de arte espiritual, como desdobramento pleno do debate acerca da normatividade no interior da substância ética, de modo a evidenciar a comédia como figura religiosa que consuma o processo de dissolução da eticidade, abrindo caminho para a instauração da subjetividade |
| Resumo: | This study aims to present the dynamics of comedy in Hegel’s Phenomenology of Spirit as part of the dialectical movement of the Spirit’s self-representation. To achieve this objective, a theoretical and qualitative research approach was employed, based primarily on bibliographic research and conceptual analysis. The investigation focuses on Hegel’s treatment of comedy, especially in the Phenomenology of Spirit, with brief reference to the Lectures on Aesthetics. The first section offers an analysis of Natural Religion as the religious figure grounded in an immediate identification with nature, in order to introduce key concepts of religion such as representation, fate, and language. Subsequently, the study addresses how the first two stages of the Religion of Art—the abstract work of art and the living work of art—develop the divine representation in human form and establish a relation to the divine rooted in the living character of the artwork. Finally, the last stage of the Religion of Art—the spiritual work of art—is delineated as the full development of the debate concerning normativity within the ethical substance. This last moment is examined in order to highlight comedy as the religious representation that brings about the dissolution of ethical life and the emergence of subjectivity |
| Palavras-chave: | Religião Fenomenologia Comédia Eticidade Subjetividade Religion Comedy Subjectivity Phenomenology Ethics |
| Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Filosofia - CECEN - UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TCC - MARCOS PABLO ROSAS BRAGA - CECEN FILOSOFIA LICENCIATURA UEMA 2025.pdf | PDF A | 475.41 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.