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dc.creatorBraga, Marcos Pablo Rosas-
dc.date.accessioned2025-10-29T18:15:27Z-
dc.date.available2025-10-29-
dc.date.available2025-10-29T18:15:27Z-
dc.date.issued2025-07-16-
dc.identifier.citationBRAGA, Marcos Pablo Rosas. O cômico e a subjetividade: a comédia na fenomenologia do espírito de Hegel. 2025. 68f. Monografia (Curso de Licenciatura em Filosofia) - Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA, 2025. Disponível em:https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5519pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5519-
dc.description.abstractThis study aims to present the dynamics of comedy in Hegel’s Phenomenology of Spirit as part of the dialectical movement of the Spirit’s self-representation. To achieve this objective, a theoretical and qualitative research approach was employed, based primarily on bibliographic research and conceptual analysis. The investigation focuses on Hegel’s treatment of comedy, especially in the Phenomenology of Spirit, with brief reference to the Lectures on Aesthetics. The first section offers an analysis of Natural Religion as the religious figure grounded in an immediate identification with nature, in order to introduce key concepts of religion such as representation, fate, and language. Subsequently, the study addresses how the first two stages of the Religion of Art—the abstract work of art and the living work of art—develop the divine representation in human form and establish a relation to the divine rooted in the living character of the artwork. Finally, the last stage of the Religion of Art—the spiritual work of art—is delineated as the full development of the debate concerning normativity within the ethical substance. This last moment is examined in order to highlight comedy as the religious representation that brings about the dissolution of ethical life and the emergence of subjectivitypt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectReligiãopt_BR
dc.subjectFenomenologiapt_BR
dc.subjectComédiapt_BR
dc.subjectEticidadept_BR
dc.subjectSubjetividadept_BR
dc.subjectReligionpt_BR
dc.subjectComedypt_BR
dc.subjectSubjectivitypt_BR
dc.subjectPhenomenologypt_BR
dc.subjectEthicspt_BR
dc.titleO cômico e a subjetividade: a comédia na fenomenologia do espírito de hegelpt_BR
dc.title.alternativeThe comic and subjectivity: comedy in Hegel's phenomenology of spiritpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3919559051990988pt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Luís Magno Veras-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3334557975860610pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Davi Galhardo Oliveira-
dc.contributor.referee2Silva, José Roberto Carvalho da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4789519337876878pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo apresentar a dinâmica da comédia na Fenomenologia do Espírito de Hegel enquanto momento integrante do movimento dialético de representação do Espírito. Para a consecução desse objetivo, recorreu-se a uma pesquisa teórica de cunho qualitativo, cujos principais procedimentos metodológicos consistiram na pesquisa bibliográfica e na análise conceitual, com ênfase na investigação da noção de comédia em Hegel, sobretudo na referida obra e, de modo complementar, em um breve trecho dos Cursos de Estética. Em um primeiro momento, realiza-se uma análise da Religião Natural, compreendida como figura religiosa que se constitui por meio de uma identificação imediata com o natural, a fim de introduzir conceitos fundamentais da esfera religiosa, tais como representação, destino e linguagem. Em seguida, procura-se examinar de que modo a Religião da Arte, em seus dois primeiros momentos — a obra de arte abstrata e a obra de arte viva —, elabora sua representação do divino sob a forma humana e estabelece uma relação com o sagrado marcada pelo caráter vivente da própria obra. Por fim, busca-se delinear o último estágio da Religião da Arte, a obra de arte espiritual, como desdobramento pleno do debate acerca da normatividade no interior da substância ética, de modo a evidenciar a comédia como figura religiosa que consuma o processo de dissolução da eticidade, abrindo caminho para a instauração da subjetividadept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqFilosofiapt_BR
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