Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5493
Título: Jogos e brincadeiras: uma abordagem sobre o desenvolvimento da criança na Educação Infantil
Autor(es): Magalhães, Joana dos Santos
Rocha, Raimunda Marques da
Orientador: Reis, Nubiragina Salasar dos
Membro da Banca: Silva, Ranilson Edilson da
Membro da Banca: Lopes, Danielle Carvalho Lima
Data do documento: 2025-02-06
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: O presente trabalho trata da temática acerca dos “Jogos e brincadeiras: uma abordagem sobre o desenvolvimento da criança na educação infantil na Creche Municipal Professora Maria Fernandes Freitas em São Luís Gonzaga do Maranhão - MA, destacando-se a importância da ludicidade no ambiente escolar, como também nas práticas pedagógicas, na mediação do educador ao executar suas atividades em sala. Fala sobre reconhecer o lúdico como uma ferramenta de grande relevância para o desenvolvimento das crianças no processo da aprendizagem, socialização, psicomotor, respeitar regras e diferenças. Também buscou averiguar o conhecimento dos educadores em relação ao lúdico no ambiente escolar. O educador enquanto mediador no processo de ensino-aprendizagem necessita ter uma visão amplo sobre trabalhar a ludicidade em suas aulas, quando utilizada de maneira correta a criança tem oportunidades em desenvolver-se de acordo com o que está na Base Nacional Comum Curricular - BNCC. Também é abordado as fases do desenvolvimento infantil, no qual é de suma importância no processo cognitivo, pessoal e escolar da criança. O objetivo geral da presente é analisar os jogos e brincadeiras e sua importância para o desenvolvimento da criança na educação infantil. E os objetivos específicos são: destacar a concepção do brincar na educação infantil; reconhecer o docente como facilitador e mediador das atividades lúdicas e das brincadeiras; enfatizar a importância da cooperação entre a família e a escola para aprimorar a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças na educação infantil. Como aporte teórico para fundamentar a pesquisa utilizou-se autores como: Piaget (19720), Vygotsky (1999), Kishimoto (2011), Teixeira (2018), dentre outros. Os procedimentos metodológicos utilizados para a realização deste trabalho partem de um estudo de cunho bibliográfico e de campo, com abordagem quantiqualitativa, exploratória e descritiva. Os sujeitos da pesquisa foram 08 (oito) educadoras que atuam na educação infantil na Creche em estudo. Com base nas informações obtidas por meio dos dados, constatou-se que, os educadores têm conhecimento da importância de trabalhar com os jogos e as brincadeiras para o desenvolvimento infantil. No entanto, é visível que tais ferramentas não são usadas de forma contínua em suas práticas, mas em atividades específicas ou somente em sala de aula, já que o espaço físico para desenvolver atividades lúdicas nem sempre é viável. A finalidade desta proposta é fomentar o completo desenvolvimento das crianças por meio de jogos e brincadeiras, uma vez que se constatou a ausência de recursos, sendo desenvolvida oficinas de produção de materiais lúdicos destinados as educadoras no intuito de potencializar suas práticas.
Resumo: This paper deals with games and play, an approach to child development in early childhood education at the Professora Maria Fernandes Freitas Municipal Daycare Center. It highlights the importance of playfulness in the school environment, as well as in pedagogical practices, in the educator's mediation when carrying out their activities in the classroom. It talks about recognizing playfulness as a tool of great relevance for the development of children in the process of learning, socialization, psychomotor, respecting rules and differences. It also sought to ascertain the knowledge of educators in relation to playfulness in the school environment. The educator as a mediator in the teaching-learning process needs to have a broad vision about working playfulness in their classes, when used correctly, the child has opportunities to develop according to what is in the BNCC. It also addresses the stages of child development, in which it is of utmost importance in the child's cognitive, personal and school process. Thus, the general objective of this study is to analyze games and play and their importance for the development of children in early childhood education, and the specific objectives are: to highlight the concept of play in early childhood education; to recognize the teacher as a facilitator and mediator of playful activities and games; to emphasize the importance of cooperation between the family and the school to improve the learning and development of children in early childhood education. As a theoretical contribution to support the research, authors such as Piaget (19720), Vygotsky (1999), Kishimoto (2011), Teixeira (2018), among other authors, were used. The methodological procedures used to carry out this work start from a bibliographic study and field research with a qualitative, exploratory, descriptive approach. The research subjects were educators who work in early childhood education. Based on the information obtained through the data, it was found that educators are aware of the importance of working with games and play for child development. However, it is clear that such tools are not used continuously in their practices, but in specific activities or only in the classroom, since the physical space to develop playful activities is not always viable. The purpose of this proposal is to promote the complete development of children through games and play. Since there was a lack of resources, workshops were developed to produce playful materials for educators, with the aim of enhancing their practices.
Palavras-chave: Jogos
Brincadeiras
Lúdico
Educação Infantil
Games
Playful
Early Childhood Education
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CESB UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - JOANA MAGALHAES - RAIMUNDA DA ROCHA - PEDAGOGIA - CESB UEMA - 2024.pdfPDF A1.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.