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https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5491
Título: | Ações sustentáveis : A integração de práticas pautadas nos objetivos de desenvolvimento sustentável na escola agrícola , Lago da Pedra, Maranhão. |
Título(s) alternativo(s): | SUSTAINABLE ACTIONS: THE INTEGRATION OF PRACTICES BASED ON THE SUSTAINABLE DEVELOPMENT GOALS AT THE AGRICULTURAL SCHOOL, LAGO DA PEDRA, MARANHÃO |
Autor(es): | Lima , Alison do Nascimento |
Orientador: | LIMA, MONIQUE HELLEN RIBEIRO |
Membro da Banca: | BEZERRA, JULIANA MARIA TRINDADE |
Membro da Banca: | GOMES, FERNANDO LUCAS DA SILVA |
Data do documento: | 2025-01-24 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | As ações antrópicas têm se intensificado ao longo dos anos, contribuindo significativamente para a degradação do meio ambiente em diversos aspectos. Esse processo impacta diretamente a qualidade de vida das populações, refletindo-se no aumento de doenças, na escassez dos recursos naturais e alimentos. Abordar a sustentabilidade nas escolas ainda representa um grande desafio, especialmente no cenário brasileiro, onde a maioria dos municípios apresenta baixos índices de desenvolvimento sustentável. Diante desse cenário, torna-se urgente promover a conscientização ambiental nas escolas, por meio de práticas educativas que estimulem o respeito à natureza e o compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), visando à formação de cidadãos críticos comprometidos com um futuro sustentável. Dessa forma a centralidade do presente estudo está voltada para promover na Escola Agrícola Agostinho Romão da Silva uma série de ações sustentáveis alinhadas aos ODS. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa e a metodologia da pesquisa-ação, envolvendo alunos do 6º ao 9º ano em atividades teórico-práticas baseadas nos ODS, com ênfase nos objetivos 2 (Agricultura Sustentável), 3 (Saúde e Bem-Estar), 4 (Educação de Qualidade), 12 (Consumo e Produção Responsáveis) e 15 (Vida Terrestre). As ações incluíram palestras, nas quais se constatou que os alunos já possuíam uma base sólida sobre sustentabilidade, embora desconhecessem sua relação com os ODS. Foram construídos dois canteiros perenes voltados à subsistência da escola, com participação de pais, alunos e professores, contribuindo para o ODS 2. Na abordagem sobre as parasitoses, alunos e merendeiras ampliaram seus conhecimentos por meio de perguntas e análises práticas com o uso do microscópio, alinhando-se aos ODS 3, 4 e 17. Também foram realizadas atividades teóricas e práticas sobre Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs), plantas medicinais e ruderais. Em campo, os estudantes identificaram espécies no entorno da escola, fortalecendo o vínculo com a natureza e contribuindo para os ODS 2, 3, 4 e 15. Oficinas, trilhas ecológicas, cine ambiental, reaproveitamento da borra de café e produção de exsicatas integraram as atividades, promovendo uma aprendizagem contextualizada sobre os impactos das ações insustentáveis na degradação ambiental, em consonância com os ODS 3, 4, 11, 12, 13 e 15. As ações estimularam o pensamento crítico, o interesse dos alunos e o desenvolvimento de atitudes sustentáveis. A experiência demonstrou o potencial transformador da inserção de práticas sustentáveis no ambiente escolar, promovendo o engajamento dos estudantes com os ODS, a valorização dos saberes tradicionais e o fortalecimento do vínculo com a biodiversidade local. |
Resumo: | In the growing development of cities and the existing spatial dynamics, there is a need for urban planning and housing policies, as they are fundamental for understanding the availability of housing and quality of life. The city of Caxias-MA presents a context in which such policies are crucial, given their direct impact on citizens' quality of life. In view of this, the general objective of the work is to discuss the housing policies outlined in the Caxias-MA Master Plan, considering their implementation and impact on the community. In order for this objective to be achieved, we outline specific objectives that include: a) identifying housing policies implemented or being implemented; b) highlight weaknesses in the application or absence of these policies; c) analyze the integration of urban planning with housing policies. The methodology used was bibliographic and documentary research, study and analysis of works and laws relevant to the topic. A brief history of housing policies from the first republic until the creation of the BNH was carried out. In the development of the theme there was a theoretical basis from authors such as: Bonduki (1994, 1998 and 2008); Villaça (2005 and 1999); Barbo and Shimbo (2006); Carlos (2007); Santos (2013); Ferreira (2014); between others. The research is justified by the relevance of housing issues for the city's socioeconomic development, and contributes to academic knowledge and future research. It was observed in the plan that despite the important elements and guidelines highlighted, there is a lack of clarification regarding compliance with certain policies and forecasts aimed at the participation of other sectors. In view of the research, it is concluded that there is a great need for housing policies combined with urban planning, in order to obtain decent housing and conditions for low-income citizens. |
Palavras-chave: | Educação Ambiental Agricultura Sustentável Qualidade de vida Escola do campo Country school Environmental Education Sustainable Agriculture Quality of live |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Ciências Biologicas - Lago da Pedra UEMA - Monografias |
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