Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5485| Título: | Booktok: como uma subcomunidade do tiktok incentiva o hábito da leitura |
| Autor(es): | Silva, Eliziane Costa |
| Orientador: | Araújo, Lucas Evangelista Saraiva |
| Membro da Banca: | Castro, Bruno Diego de Resende |
| Data do documento: | 2024-03-07 |
| Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
| Resumo: | As práticas de leitura literária estão mudando e ganhando novas maneiras no espaço da internet. A partir das redes sociais e plataformas digitais, o público leitor encontra espaços com conteúdos voltados para à leitura e à literatura, mais especificamente uma comunidade no TikTok denominada BookTok, onde podemos encontrar leitores que compartilham suas leituras por meio de vídeos que variam de formatos. Nesse sentido, este trabalho tem como questão norteadora: como o BookTok estimula leitores e não leitores a conhecer as obras literárias? O objetivo geral é compreender como o BookTok pode incentivar a leitura literária. A metodologia aplicada foi a pesquisa bibliográfica contemplando um estudo bibliográfico acerca da temática escolhida, utilizando livros, artigos e materiais de sites sobre a temática da pesquisa, quanto a abordagem usamos a qualitativa-quantitativa. Para isso, foram trabalhados teóricos como Chartier (1998), Cosson (2009), Colomer (2007), dentre outros que foram pertinentes à temática e proposta do trabalho. As análises aqui levantadas, por meio de posts e publicações da comunidade BookTok, serviram para confirmar que as redes sociais são relevantes para a apresentação da leitura aos novos leitores, pois o novo grupo de leitores presente na era digital se identifica com os vídeos do BookTok, pois os criadores de conteúdos conversam com o usuário e fazem com que a experiência da leitura seja convidativa e desperte interesse pelo hábito da leitura e da literatura. |
| Resumo: | Literary reading practices are changing and taking on new forms on the internet. On social networks and digital platforms, readers can find spaces with content focused on reading and literature, but specifically on TikTok, a community called BookTok, where we can find readers sharing their reading through videos in a variety of formats. In this sense, the guiding question of this work is: how does BookTok encourage readers and non-readers to get to know literary works? The overall aim is to understand how BookTok can encourage literary reading. The methodology applied was bibliographical research, including a bibliographical study on the chosen theme, using books, articles and materials from websites on the subject of the research, and we used a qualitative- quantitative approach. To this end, we worked with theorists such as Chartier (1998), Cosson (2009), Colomer (2007), among others who were pertinent to the theme and proposal of the work. The analysis carried out here, through the posts and publications of the BookTok community, served to confirm that social networks are relevant for introducing reading to new readers, because the new group of readers present in the digital age identifies with the BookTok videos, because the content creators talk to the user and make the reading experience inviting and arouse interest in the habit of reading and literature. |
| Palavras-chave: | Letramento literário Literary literacy Letramento digital Digital literacy Leitura Reading Leitor Reader Tiktok Tiktok Redes sociais Social media |
| Aparece nas coleções: | Curso Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa - CESTI UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ELIZIANE COSTA SILVA.pdf | 1.36 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.