Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5485
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Eliziane Costa-
dc.date.accessioned2025-10-20T18:49:30Z-
dc.date.available2025-10-20-
dc.date.available2025-10-20T18:49:30Z-
dc.date.issued2024-03-07-
dc.identifier.citationCOSTA, Eliziane Costa. Booktok: como uma subcomunidade do tiktok incentiva o hábito da leitura. 2024. 35f. Monografia (Curso Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Centro de Estudos Superiores de Timon, Universidade Estadual do Maranhão, Timon-MA, 2024. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5485pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5485-
dc.description.abstractLiterary reading practices are changing and taking on new forms on the internet. On social networks and digital platforms, readers can find spaces with content focused on reading and literature, but specifically on TikTok, a community called BookTok, where we can find readers sharing their reading through videos in a variety of formats. In this sense, the guiding question of this work is: how does BookTok encourage readers and non-readers to get to know literary works? The overall aim is to understand how BookTok can encourage literary reading. The methodology applied was bibliographical research, including a bibliographical study on the chosen theme, using books, articles and materials from websites on the subject of the research, and we used a qualitative- quantitative approach. To this end, we worked with theorists such as Chartier (1998), Cosson (2009), Colomer (2007), among others who were pertinent to the theme and proposal of the work. The analysis carried out here, through the posts and publications of the BookTok community, served to confirm that social networks are relevant for introducing reading to new readers, because the new group of readers present in the digital age identifies with the BookTok videos, because the content creators talk to the user and make the reading experience inviting and arouse interest in the habit of reading and literature.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLetramento literáriopt_BR
dc.subjectLiterary literacypt_BR
dc.subjectLetramento digitalpt_BR
dc.subjectDigital literacypt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectLeitorpt_BR
dc.subjectReaderpt_BR
dc.subjectTiktokpt_BR
dc.subjectTiktokpt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectSocial mediapt_BR
dc.titleBooktok: como uma subcomunidade do tiktok incentiva o hábito da leiturapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0009-0001-5096-2350pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5397709291325745pt_BR
dc.contributor.advisor1Araújo, Lucas Evangelista Saraiva-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-4901-7538pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2665829393916010pt_BR
dc.contributor.referee2Castro, Bruno Diego de Resende-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-4002-7254pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3313440006942898pt_BR
dc.description.resumoAs práticas de leitura literária estão mudando e ganhando novas maneiras no espaço da internet. A partir das redes sociais e plataformas digitais, o público leitor encontra espaços com conteúdos voltados para à leitura e à literatura, mais especificamente uma comunidade no TikTok denominada BookTok, onde podemos encontrar leitores que compartilham suas leituras por meio de vídeos que variam de formatos. Nesse sentido, este trabalho tem como questão norteadora: como o BookTok estimula leitores e não leitores a conhecer as obras literárias? O objetivo geral é compreender como o BookTok pode incentivar a leitura literária. A metodologia aplicada foi a pesquisa bibliográfica contemplando um estudo bibliográfico acerca da temática escolhida, utilizando livros, artigos e materiais de sites sobre a temática da pesquisa, quanto a abordagem usamos a qualitativa-quantitativa. Para isso, foram trabalhados teóricos como Chartier (1998), Cosson (2009), Colomer (2007), dentre outros que foram pertinentes à temática e proposta do trabalho. As análises aqui levantadas, por meio de posts e publicações da comunidade BookTok, serviram para confirmar que as redes sociais são relevantes para a apresentação da leitura aos novos leitores, pois o novo grupo de leitores presente na era digital se identifica com os vídeos do BookTok, pois os criadores de conteúdos conversam com o usuário e fazem com que a experiência da leitura seja convidativa e desperte interesse pelo hábito da leitura e da literatura.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Timonpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
Aparece nas coleções:Curso Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa - CESTI UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ELIZIANE COSTA SILVA.pdf1.36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.