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Título: Educação Inclusiva: um estudo sobre o ensino da Língua Brasileira de Sinais na formação dos alunos na Educação Infantil
Autor(es): Ribeiro, Sara Raquel Dutra
Orientador: Silva, Vilmar Martins da
Membro da Banca: Silva, Iriane Tassila Moreira
Membro da Banca: Gomes, Filipe da Cunha
Data do documento: 2025-02-05
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: Este estudo aborda a Educação Inclusiva, com foco no ensino da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) na Educação Infantil, analisando sua aplicação na Unidade de Ensino Infantil Plim-Plim, situada em Bacabal – MA, especificamente com os alunos do Jardim 1, no turno vespertino. O estudo tem como objetivo entender a importância do ensino de LIBRAS desde os primeiros anos escolares e compreender como esse ensino na Educação Infantil contribui para a inclusão de alunos surdos e ouvintes e para o desenvolvimento social e cultural no ambiente escolar. A relevância do estudo está em evidenciar como a inclusão da LIBRAS no currículo escolar pode garantir o direito à comunicação e ao aprendizado para as crianças surdas, além de sensibilizar os alunos ouvintes para a diversidade linguística e cultural. O ensino de LIBRAS, ao promover uma educação bilíngue, fortalece a interação social, a empatia e o respeito entre as crianças. A pesquisa foi realizada por meio de uma abordagem exploratória e descritiva, envolvendo observações em sala de aula, entrevistas com educadores e análise das interações entre os alunos surdos e ouvintes. Foram observadas práticas pedagógicas que utilizaram atividades lúdicas, como músicas e vídeos, para o ensino da LIBRAS, o que facilitou o aprendizado das crianças. A partir dos dados coletados, pode-se observar que apesar de algumas limitações, o ensino dessa língua na Educação Infantil contribui significativamente para a inclusão, favorecendo o desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças. A conclusão destaca a importância de integrar a LIBRAS de forma sistemática nas escolas para garantir a inclusão plena e a equidade de oportunidades para todos os alunos, surdos e ouvintes, na construção de um ambiente educacional mais inclusivo.
Resumo: This study addresses Inclusive Education, focusing on the teaching of Brazilian Sign Language (LIBRAS) in Early Childhood Education, analyzing its application at the Plim- Plim Early Childhood Education Unit, located in Bacabal – MA, specifically with the Kindergarten 1 students in the afternoon shift. The study aims to understand the importance of teaching LIBRAS from the early school years and how this teaching in Early Childhood Education contributes to the inclusion of both deaf and hearing students, as well as to the social and cultural development within the school environment. The relevance of the study lies in highlighting how the inclusion of LIBRAS in the school curriculum can ensure the right to communication and learning for deaf children, while also raising awareness among hearing students about linguistic and cultural diversity. By promoting bilingual education, LIBRAS teaching strengthens social interaction, empathy, and respect among children. The research was conducted using an exploratory and descriptive approach, involving classroom observations, interviews with educators, and analysis of interactions between deaf and hearing students. Pedagogical practices using playful activities, such as music and videos, were observed to facilitate the teaching of LIBRAS, making it easier for the children to learn. Based on the data collected, it was observed that despite some limitations, teaching this language in Early Childhood Education significantly contributes to inclusion, benefiting the cognitive, social, and emotional development of the children. The conclusion emphasizes the importance of systematically integrating LIBRAS into schools to ensure full inclusion and equity of opportunities for all students, both deaf and hearing, in building a more inclusive educational environment.
Palavras-chave: Educação Infantil
LIBRAS
Inclusão
Formação
Educação Inclusiva
Currículo escolar
Deficiência auditiva
Early Childhood Education
LIBRAS
Inclusion
Development
School curriculum
Hearing impairment
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CESB UEMA - Monografias

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