Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5415
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRibeiro, Sara Raquel Dutra-
dc.date.accessioned2025-09-29T20:55:00Z-
dc.date.available2025-09-29-
dc.date.available2025-09-29T20:55:00Z-
dc.date.issued2025-02-05-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Sara Raquel Dutra. Educação Inclusiva: um estudo sobre o ensino da Língua Brasileira de Sinais na formação dos alunos na Educação Infantil. 2024. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso de Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Estudos Superiores de Bacabal, Universidade Estadual do Maranhão, Bacabal - MA, 2024. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5415pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5415-
dc.description.abstractThis study addresses Inclusive Education, focusing on the teaching of Brazilian Sign Language (LIBRAS) in Early Childhood Education, analyzing its application at the Plim- Plim Early Childhood Education Unit, located in Bacabal – MA, specifically with the Kindergarten 1 students in the afternoon shift. The study aims to understand the importance of teaching LIBRAS from the early school years and how this teaching in Early Childhood Education contributes to the inclusion of both deaf and hearing students, as well as to the social and cultural development within the school environment. The relevance of the study lies in highlighting how the inclusion of LIBRAS in the school curriculum can ensure the right to communication and learning for deaf children, while also raising awareness among hearing students about linguistic and cultural diversity. By promoting bilingual education, LIBRAS teaching strengthens social interaction, empathy, and respect among children. The research was conducted using an exploratory and descriptive approach, involving classroom observations, interviews with educators, and analysis of interactions between deaf and hearing students. Pedagogical practices using playful activities, such as music and videos, were observed to facilitate the teaching of LIBRAS, making it easier for the children to learn. Based on the data collected, it was observed that despite some limitations, teaching this language in Early Childhood Education significantly contributes to inclusion, benefiting the cognitive, social, and emotional development of the children. The conclusion emphasizes the importance of systematically integrating LIBRAS into schools to ensure full inclusion and equity of opportunities for all students, both deaf and hearing, in building a more inclusive educational environment.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectLIBRASpt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectCurrículo escolarpt_BR
dc.subjectDeficiência auditivapt_BR
dc.subjectEarly Childhood Educationpt_BR
dc.subjectLIBRASpt_BR
dc.subjectInclusionpt_BR
dc.subjectDevelopmentpt_BR
dc.subjectSchool curriculumpt_BR
dc.subjectHearing impairmentpt_BR
dc.titleEducação Inclusiva: um estudo sobre o ensino da Língua Brasileira de Sinais na formação dos alunos na Educação Infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDRIBEIRO, S. R. D.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2239157182623108pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Vilmar Martins da-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, V. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4906541285596138pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Iriane Tassila Moreira-
dc.contributor.referee1IDSILVA, I. T. M.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2020678384649115pt_BR
dc.contributor.referee2Gomes, Filipe da Cunha-
dc.contributor.referee2IDGOMES, F. C.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4369878520205803pt_BR
dc.description.resumoEste estudo aborda a Educação Inclusiva, com foco no ensino da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) na Educação Infantil, analisando sua aplicação na Unidade de Ensino Infantil Plim-Plim, situada em Bacabal – MA, especificamente com os alunos do Jardim 1, no turno vespertino. O estudo tem como objetivo entender a importância do ensino de LIBRAS desde os primeiros anos escolares e compreender como esse ensino na Educação Infantil contribui para a inclusão de alunos surdos e ouvintes e para o desenvolvimento social e cultural no ambiente escolar. A relevância do estudo está em evidenciar como a inclusão da LIBRAS no currículo escolar pode garantir o direito à comunicação e ao aprendizado para as crianças surdas, além de sensibilizar os alunos ouvintes para a diversidade linguística e cultural. O ensino de LIBRAS, ao promover uma educação bilíngue, fortalece a interação social, a empatia e o respeito entre as crianças. A pesquisa foi realizada por meio de uma abordagem exploratória e descritiva, envolvendo observações em sala de aula, entrevistas com educadores e análise das interações entre os alunos surdos e ouvintes. Foram observadas práticas pedagógicas que utilizaram atividades lúdicas, como músicas e vídeos, para o ensino da LIBRAS, o que facilitou o aprendizado das crianças. A partir dos dados coletados, pode-se observar que apesar de algumas limitações, o ensino dessa língua na Educação Infantil contribui significativamente para a inclusão, favorecendo o desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças. A conclusão destaca a importância de integrar a LIBRAS de forma sistemática nas escolas para garantir a inclusão plena e a equidade de oportunidades para todos os alunos, surdos e ouvintes, na construção de um ambiente educacional mais inclusivo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bacabalpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqEducação especialpt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CESB UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - SARA RAQUEL DUTRA RIBEIRO - PEDAGOGIA LICENCIATURA CESB UEMA 2024-otimizado_1.pdfPDF A577.9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.