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Título: A aprendizagem do aluno com transtorno de espectro autista no ensino fundamental na cidade de Teresina
Autor(es): Soares, Artemisa Peres
Orientador: Deus, Adélia Meireles de
Membro da Banca: Boges, Maria do Socorro de Resende
Membro da Banca: Costa, Maria do Perpetuo Socorro Resende
Data do documento: 2025-06-17
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: O TEA (Transtorno do Espectro Autista) pode causar uma série de dificuldades que podem influenciar na vida escolar e na aprendizagem do sujeito. A delicadeza de alguns quadros relacionados a este tipo de transtorno pode causar dificuldades relacionadas a inclusão e educação destes sujeitos. Sabendo disso e buscando entender como o TEA pode influenciar na aprendizagem e na convivência escolar, o presente trabalho estabeleceu como objetivo geral: Analisar o processo de ensino- aprendizagem de uma criança com TEA em sala de aula. A realização desta análise se dá através da concretização dos objetivos específicos a seguir: Descrever uma aula em uma turma que possui um aluno com Transtorno do Espectro Autista; Compreender como se dá a convivência escolar do aluno com Transtorno Espectro Autista considerando fatores além da aprendizagem como: seu movimento no espaço da escola, seu contato com o professor, seu contato com a turma e a forma como o mesmo lida com as diferentes dinâmicas que fazem parte do cotidiano da escola; Observar como os alunos com Transtorno do Espectro Autista são inseridos dentro dos procedimentos pedagógicos; Identificar fatores, no âmbito escolar, que podem prejudicar e contribuir para aprendizagem de alunos com Transtorno do Espectro Autista. O tema discutido tem como base o levantamento teórico onde foram consultados o Manual MSD (2021), Silva (2020), Chequetto e Gonçalves (2015), Saad & Goldfeld (2009), Mello (2007), Teixeira (2004), no que diz respeito ao Transtorno do Espectro Autista e suas características. Sobre inclusão e ensino foram consultados Paula e Peixoto (2019), Uchôa (2015), Gracioli e Bianchi (2014), Faria et al (2012) Oliveira (2011), Tezani (2009), Sanchis e Mahfoud (2007), Rodrigues (2006) e Silva et al (2005). A produção dos dados para análise se deu traves de uma entrevista com uma professora de ensino fundamental anos iniciais e a observação onde a mesma trabalha. Os resultados da pesquisa apontam que apesar de uma convivência positiva com a turma, as dificuldades de comunicação de um aluno com TEA podem tornar a inclusão um processo delicado que necessita de acentuado acompanhamento familiar e que fatores pessoais (Quadro de TEA, acompanhamento familiar, comunicação verbal, socialização e vivências) e externos ao sujeito (Formação profissional, ambiente Escolar e recursos didáticos utilizados) influenciam neste processo de inclusão educacional.
Resumo: TEA (Autism Spectrum Disorder) can cause a series of difficulties that can influence the subject's school life and learning. The delicacy of some cases related to this type of disorder can cause difficulties related to the inclusion and education of these subjects. Knowing trying to understand how the school class, teaching a learning and learning to learn how to work and learn how to learn the general learning process: The realization of this analysis offers a student with Autism Spectrum Disorder; To understand how the student with Autism Spectrum Disorder lives at school, considering factors beyond learning, such as: his movement in the school space, his contact with the teacher, his contact with the class and the way he deals with the different dynamics that they are part of the daily life of the school; Observe how students with Autism Spectrum Disorder are inserted within the pedagogical procedures; To identify factors, in the school environment, that can harm and contribute to the learning of students with Autism Spectrum Disorder. The topic discussed is based on the survey where the MSD Manual (2021), Silva (2020), Chequetto and Gonçalves (2005), Saad & Goldfeld (2009), Mello (2007), Teixeira (2004) were consulted. respect as Autistic Spectrum Disorder and its characteristics. Paula and Peixoto (2019), Uchôa (2015), Gracioli and Bianchi (2014), Faria et al (2012) Oliveira (2011), Tezani (2009), Sanchis and Mahfoud (2007), Rodrigues (2006) and Silva et al (2005). The analysis took place through an interview with an elementary school teacher in early years and the observation of where she works. The research results indicate that all the problems of a positive coexistence with a student with ASD can make the inclusion of a delicate process that needs to accentuate the family support and that the personal factors (ASD framework, family support, verbal communication) and educational professionalization, social resources used in this process of educational inclusion.
Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista
Autism Spectrum Disorder
Inclusão
Inclusion
Aprendizagem
Learning
TEA
TEA
Educação
Education
Convivência escolar
School coexistence
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Pedagogia CESTI UEMA - Monografias

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