Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5395
Título: Ligações químicas nos livros didáticos de química do PNLD 2021-2025: uma abordagem histórico-conceitual
Título(s) alternativo(s): Chemical Bonds in PNLD Chemistry Textbooks 2021-2025: A Historical-Conceptual Approach
Autor(es): Araújo, Cleilson Mata de
Orientador: Silva, Adilson Luís Pereira
Membro da Banca: Silva, Augusto César Azevedo
Membro da Banca: Silva, Ilna Gomes da
Data do documento: 2025-07-16
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: O ensino de ligações químicas frequentemente se baseia em abordagens descontextualizadas, o que pode dificultar um aprendizado reflexivo. Nesse cenário, o livro didático surge como um recurso pedagógico central e, por isso, o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), promoveu uma mudança estrutural, substituindo os antigos Livros Didáticos de Química (LDQ) por obras integradas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNT) com proposta interdisciplinar. Diante dessa transformação, este trabalho teve como objetivo realizar uma análise na perspectiva históricoconceitual das ligações químicas nas sete coleções de CNT aprovadas. Para tanto, a pesquisa adotou uma metodologia qualitativa e interpretativa, na qual os capítulos pertinentes são analisados e confrontados com referências primárias e secundárias da História da Química, a fim de avaliar a apresentação dos aspectos históricos e conceituais do tema. Os resultados apontam que a abordagem conceitual das ligações químicas é, em geral, descritiva e pouco aprofundada, com a definição de estabilidade sendo destacada apenas na coleção CNT1. A eletronegatividade aparece com maior ênfase nos CNT3 e CNT5, mas sem diálogo com suas bases teóricas. Quanto à ordem de apresentação, apenas três coleções seguem a estrutura teórica de Pauling. Já a dimensão histórica é tratada de forma pontual e superficial, com escassa contextualização dos personagens e teorias. Conclui-se que os livros analisados carecem de integração entre os aspectos conceituais e históricos, o que compromete a compreensão crítica e contextualizada da Química
Resumo: Teaching chemical bonds often relies on decontextualized approaches, which can make reflective learning difficult. In this scenario, textbooks emerge as a central pedagogical resource and, therefore, the National Textbook Program (PNLD), aligned with the National Common Curricular Base (BNCC), promoted a structural change, replacing the old Chemistry Textbooks (LDQ) with integrated works of Natural Sciences and their Technologies (CNT) with an interdisciplinary proposal. In view of this transformation, this work aimed to carry out an analysis from the historical-conceptual perspective of chemical bonds in the seven approved CNT collections. To this end, the research adopted a qualitative and interpretative methodology, in which the pertinent chapters are analyzed and compared with primary and secondary references from the History of Chemistry, in order to evaluate the presentation of the historical and conceptual aspects of the subject. The results indicate that the conceptual approach to chemical bonds is generally descriptive and not very in-depth, with the definition of stability being highlighted only in the CNT1 collection. Electronegativity appears with greater emphasis in CNT3 and CNT5, but without any dialogue with their theoretical bases. Regarding the order of presentation, only three collections follow Pauling's theoretical structure. The historical dimension is treated in a punctual and superficial manner, with little contextualization of the characters and theories. It is concluded that the books analyzed lack integration between the conceptual and historical aspects, which compromises the critical and contextualized understanding of Chemistry
Palavras-chave: Ensino de química
História da química
Ligações químicas
Livro didático
PNLD
Recurso pedagógico
Teaching chemistry
Chemical bonds
History of chemistry
Textbook
Pedagogical resource
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Química - CECEN - UEMA - Monografias 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - CLEILSON MATA DE ARAÚJO - QUÍMICA LIC. CECEN UEMA 2025..pdfPDF A585.9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.