Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5395
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraújo, Cleilson Mata de-
dc.date.accessioned2025-09-16T18:42:35Z-
dc.date.available2025-09-16-
dc.date.available2025-09-16T18:42:35Z-
dc.date.issued2025-07-16-
dc.identifier.citationARAÚJO, Cleilson Mata de. Ligações químicas nos livros didáticos de química do PNLD 2021-2025: uma abordagem histórico-conceitual. 2025. 40f. Monografia (Graduação em Química Licenciatura) – Universidade Estadual do Maranhão, Centro de Ciências Exatas e Naturais, MA, 2025. Disponível em:https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5395pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5395-
dc.description.abstractTeaching chemical bonds often relies on decontextualized approaches, which can make reflective learning difficult. In this scenario, textbooks emerge as a central pedagogical resource and, therefore, the National Textbook Program (PNLD), aligned with the National Common Curricular Base (BNCC), promoted a structural change, replacing the old Chemistry Textbooks (LDQ) with integrated works of Natural Sciences and their Technologies (CNT) with an interdisciplinary proposal. In view of this transformation, this work aimed to carry out an analysis from the historical-conceptual perspective of chemical bonds in the seven approved CNT collections. To this end, the research adopted a qualitative and interpretative methodology, in which the pertinent chapters are analyzed and compared with primary and secondary references from the History of Chemistry, in order to evaluate the presentation of the historical and conceptual aspects of the subject. The results indicate that the conceptual approach to chemical bonds is generally descriptive and not very in-depth, with the definition of stability being highlighted only in the CNT1 collection. Electronegativity appears with greater emphasis in CNT3 and CNT5, but without any dialogue with their theoretical bases. Regarding the order of presentation, only three collections follow Pauling's theoretical structure. The historical dimension is treated in a punctual and superficial manner, with little contextualization of the characters and theories. It is concluded that the books analyzed lack integration between the conceptual and historical aspects, which compromises the critical and contextualized understanding of Chemistrypt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectHistória da químicapt_BR
dc.subjectLigações químicaspt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectPNLDpt_BR
dc.subjectRecurso pedagógicopt_BR
dc.subjectTeaching chemistrypt_BR
dc.subjectChemical bondspt_BR
dc.subjectHistory of chemistrypt_BR
dc.subjectTextbookpt_BR
dc.subjectPedagogical resourcept_BR
dc.titleLigações químicas nos livros didáticos de química do PNLD 2021-2025: uma abordagem histórico-conceitualpt_BR
dc.title.alternativeChemical Bonds in PNLD Chemistry Textbooks 2021-2025: A Historical-Conceptual Approachpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0009-0000-6495-3458pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1933812442388181pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Adilson Luís Pereira-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-8824-9980pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4448767122826959pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Augusto César Azevedo-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-2496-5574pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5768923111678024pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Ilna Gomes da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1836360530677061pt_BR
dc.description.resumoO ensino de ligações químicas frequentemente se baseia em abordagens descontextualizadas, o que pode dificultar um aprendizado reflexivo. Nesse cenário, o livro didático surge como um recurso pedagógico central e, por isso, o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), promoveu uma mudança estrutural, substituindo os antigos Livros Didáticos de Química (LDQ) por obras integradas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNT) com proposta interdisciplinar. Diante dessa transformação, este trabalho teve como objetivo realizar uma análise na perspectiva históricoconceitual das ligações químicas nas sete coleções de CNT aprovadas. Para tanto, a pesquisa adotou uma metodologia qualitativa e interpretativa, na qual os capítulos pertinentes são analisados e confrontados com referências primárias e secundárias da História da Química, a fim de avaliar a apresentação dos aspectos históricos e conceituais do tema. Os resultados apontam que a abordagem conceitual das ligações químicas é, em geral, descritiva e pouco aprofundada, com a definição de estabilidade sendo destacada apenas na coleção CNT1. A eletronegatividade aparece com maior ênfase nos CNT3 e CNT5, mas sem diálogo com suas bases teóricas. Quanto à ordem de apresentação, apenas três coleções seguem a estrutura teórica de Pauling. Já a dimensão histórica é tratada de forma pontual e superficial, com escassa contextualização dos personagens e teorias. Conclui-se que os livros analisados carecem de integração entre os aspectos conceituais e históricos, o que compromete a compreensão crítica e contextualizada da Químicapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqQuimicapt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Química - CECEN - UEMA - Monografias 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - CLEILSON MATA DE ARAÚJO - QUÍMICA LIC. CECEN UEMA 2025..pdfPDF A585.9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.