Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5395
Título: | Ligações químicas nos livros didáticos de química do PNLD 2021-2025: uma abordagem histórico-conceitual |
Título(s) alternativo(s): | Chemical Bonds in PNLD Chemistry Textbooks 2021-2025: A Historical-Conceptual Approach |
Autor(es): | Araújo, Cleilson Mata de |
Orientador: | Silva, Adilson Luís Pereira |
Membro da Banca: | Silva, Augusto César Azevedo |
Membro da Banca: | Silva, Ilna Gomes da |
Data do documento: | 2025-07-16 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | O ensino de ligações químicas frequentemente se baseia em abordagens descontextualizadas, o que pode dificultar um aprendizado reflexivo. Nesse cenário, o livro didático surge como um recurso pedagógico central e, por isso, o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), promoveu uma mudança estrutural, substituindo os antigos Livros Didáticos de Química (LDQ) por obras integradas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNT) com proposta interdisciplinar. Diante dessa transformação, este trabalho teve como objetivo realizar uma análise na perspectiva históricoconceitual das ligações químicas nas sete coleções de CNT aprovadas. Para tanto, a pesquisa adotou uma metodologia qualitativa e interpretativa, na qual os capítulos pertinentes são analisados e confrontados com referências primárias e secundárias da História da Química, a fim de avaliar a apresentação dos aspectos históricos e conceituais do tema. Os resultados apontam que a abordagem conceitual das ligações químicas é, em geral, descritiva e pouco aprofundada, com a definição de estabilidade sendo destacada apenas na coleção CNT1. A eletronegatividade aparece com maior ênfase nos CNT3 e CNT5, mas sem diálogo com suas bases teóricas. Quanto à ordem de apresentação, apenas três coleções seguem a estrutura teórica de Pauling. Já a dimensão histórica é tratada de forma pontual e superficial, com escassa contextualização dos personagens e teorias. Conclui-se que os livros analisados carecem de integração entre os aspectos conceituais e históricos, o que compromete a compreensão crítica e contextualizada da Química |
Resumo: | Teaching chemical bonds often relies on decontextualized approaches, which can make reflective learning difficult. In this scenario, textbooks emerge as a central pedagogical resource and, therefore, the National Textbook Program (PNLD), aligned with the National Common Curricular Base (BNCC), promoted a structural change, replacing the old Chemistry Textbooks (LDQ) with integrated works of Natural Sciences and their Technologies (CNT) with an interdisciplinary proposal. In view of this transformation, this work aimed to carry out an analysis from the historical-conceptual perspective of chemical bonds in the seven approved CNT collections. To this end, the research adopted a qualitative and interpretative methodology, in which the pertinent chapters are analyzed and compared with primary and secondary references from the History of Chemistry, in order to evaluate the presentation of the historical and conceptual aspects of the subject. The results indicate that the conceptual approach to chemical bonds is generally descriptive and not very in-depth, with the definition of stability being highlighted only in the CNT1 collection. Electronegativity appears with greater emphasis in CNT3 and CNT5, but without any dialogue with their theoretical bases. Regarding the order of presentation, only three collections follow Pauling's theoretical structure. The historical dimension is treated in a punctual and superficial manner, with little contextualization of the characters and theories. It is concluded that the books analyzed lack integration between the conceptual and historical aspects, which compromises the critical and contextualized understanding of Chemistry |
Palavras-chave: | Ensino de química História da química Ligações químicas Livro didático PNLD Recurso pedagógico Teaching chemistry Chemical bonds History of chemistry Textbook Pedagogical resource |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Química - CECEN - UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - CLEILSON MATA DE ARAÚJO - QUÍMICA LIC. CECEN UEMA 2025..pdf | PDF A | 585.9 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.