Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5358
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorJesus, Érica Fernanda Araujo de-
dc.date.accessioned2025-09-03T18:28:57Z-
dc.date.available2025-09-09-
dc.date.available2025-09-03T18:28:57Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationJESUS, Érica Fernanda Araujo de. Tecnologias digitais na escola: desafios e perspectivas dos professores em uma escola pública municipal de são luís – ma. 2018. 51 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2018. Disponível em:https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5358pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5358-
dc.description.abstractThe present study aims to evaluate the use of digital technologies by teachers in the initial years of elementary education. The research consisted of a qualitativequantitative approach and the bibliographical review and the field research were used as a methodology with the application of questionnaires with four teachers from the initial years in a primary school of the municipal public network of São Luís-MA. From the analysis of the questionnaires, it was observed that the teachers have difficulties to include the TDICS in their pedagogical practices due to the restricted capacity of space in the computer lab, which only has twenty tablets and four computers. Access to digital resources occurs in a restricted way; the inability to work with resources in the classroom, and not master the available software. Therefore, it is necessary to ensure the teacher training aimed at the use of TDICS in the school context in order to favor the learning of students in the initial years of elementary schoolpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTDICSpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectRede públicapt_BR
dc.subjectPedagogical practicespt_BR
dc.subjectElementary schoolpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectDigital technologiespt_BR
dc.subjectPublic networkpt_BR
dc.titleTecnologias digitais na escola: desafios e perspectivas dos professores em uma escola pública municipal de são luís - mapt_BR
dc.title.alternativeDigital technologies in schools: challenges and perspectives of teachers in a municipal public school in São Luís - MApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Nadja Fonsêca da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9850574903473891pt_BR
dc.contributor.referee1Rodrigues, Sannya Fernanda M.-
dc.contributor.referee2Pereira, Walneide Masset O.-
dc.description.resumoO presente estudo tem como objetivo avaliar o uso das tecnologias digitais pelos professores dos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa se constitui na abordagem quali-quantitativa e utilizou-se como metodologia a revisão bibliográfica e a pesquisa de campo com a aplicação de questionários com quatro professoras dos anos iniciais em uma escola de ensino fundamental da rede pública municipal de São Luís- MA. A partir das análises dos questionários, observou-se que as professoras possuem dificuldades para inclusão das TDICS em suas práticas pedagógicas devido a capacidade restrita de espaço no laboratório de informática, que dispõe apenas de vinte tablets e quatro computadores. O acesso aos recursos digitais ocorrem de forma restrita; a impossibilidade de trabalhar com os recursos em sala de aula, além de não dominar os softwares disponíveis. Portanto, faz-se necessário que seja garantida a formação de professores voltada para o uso das TDICS no contexto escolar de modo a favorecer as aprendizagens dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqPedagogiapt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CECEN - UEMA - Monografias 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - ÉRICA FERNANDA ARAUJO DE JESUS – PEDAGOGIA - CECEN UEMA 2018.pdfPDF A282.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.