Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5245
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Ribeiro, Milene Duailib | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-27T14:05:11Z | - |
dc.date.available | 2025-07-27 | - |
dc.date.available | 2025-07-27T14:05:11Z | - |
dc.date.issued | 2023-01-08 | - |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, Milene Duailib. Processo de aquisição da leitura: Análise dos métodos usados para promover o diálogo entre família e professor durante o desenvolvimento da aquisição da prática da leitura dos alunos. 2023. 50f. Monografia (Curso Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Campus de Itapecuru-Mirim, Universidade Estadual do Maranhão, Itapecuru-Mirim - MA, 2023. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5245 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5245 | - |
dc.description.abstract | The central objective of this work is to analyze the methods used to encourage dialogue between the family and the teacher during the development of students' reading practice. The use of effective methods of promoting dialogue between family and teacher plays a key role in supporting the development of students' reading practice, providing a more integrated and personalized approach to education. Therefore, this study highlights the importance of collaboration between these two important agents in the educational training of students. By examining the available literature on the topic, this research highlights different approaches and strategies adopted to promote reading in the early stages of learning, in addition to exploring how the interaction between the family and the teacher can be a key part in the process of acquiring literacy. reading, positively influencing student engagement and progress. Based on bibliographical research, of a basic nature and descriptive objective, this research offers a critical view of existing methods, highlighting effective practices and identifying possible gaps that deserve greater attention. As a theoretical- methodological approach, studies by Silva (1992), Fernandes (2016), Freire (1987, 1992), Vygotsky (1997, 2000), Abromovich (1993), Felipouki (2006), Sousa (2017) among others were used. . In the end, this work presents understandings and recommendations based on the literature review, providing contributions to pedagogical practice and suggesting guidelines to strengthen the dialogue between family and teacher as a fundamental driver in the process of students' reading acquisition. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual do Maranhão | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Métodos. | pt_BR |
dc.subject | Diálogo | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Família | pt_BR |
dc.subject | Teorias | pt_BR |
dc.subject | Methods | pt_BR |
dc.subject | Dialogue | pt_BR |
dc.subject | Reading | pt_BR |
dc.subject | Family | pt_BR |
dc.subject | Theories | pt_BR |
dc.title | Processo de aquisição da leitura: Análise dos métodos usados para promover o diálogo entre família e professor durante o desenvolvimento da aquisição da prática da leitura dos alunos | pt_BR |
dc.title.alternative | Reading Acquisition Process: Analysis of the Methods Used to Promote Dialogue Between Family and Teacher During the Development of Students' Reading Acquisition | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.ID | RIBEIRO, M. D. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Claudiene Diniz da | - |
dc.contributor.advisor1ID | SILVA, C. D. | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo central deste trabalho consiste na análise dos métodos utilizados para fomentar o diálogo entre a família e o professor durante o desenvolvimento da prática da leitura dos discentes. A utilização dos métodos eficazes de promoção do diálogo entre família e professor desempenham um papel primordial no suporte ao desenvolvimento da prática da leitura dos estudantes, proporcionando uma abordagem mais integrada e personalizada para a educação. Assim sendo, este estudo destaca a importância da colaboração entre esses dois importantes agentes na formação educacional dos alunos. Ao examinar a literatura disponível sobre o tema, esta pesquisa destaca diferentes abordagens e estratégias adotadas para promover a leitura nas fases iniciais do aprendizado, além de explorar como a interação entre a família e o professor pode ser uma peça-chave no processo de aquisição da leitura, influenciando positivamente o engajamento e o progresso dos alunos. A partir de uma pesquisa bibliográfica, de natureza básica e objetivo descritivo, esta pesquisa oferece uma visão crítica dos métodos existentes, ressaltando as práticas eficazes e identificando possíveis lacunas que merecem maior atenção. Como enfoque teórico- metodológico foram apropriados os estudos de Silva (1992), Fernandes (2016), Freire (1987,1992), Vygotsky (1997, 2000), Abromovich (1993), Felipouki (2006), Sousa (2017) entre outros. Ao final, o presente trabalho expõe compreensões e recomendações baseadas na revisão da literatura, fornecendo contribuições para a prática pedagógica e sugerindo diretrizes para fortalecer o diálogo entre família e professor como um dinamizador fundamental no processo de aquisição da leitura dos discentes. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Itapecuru – Mirim | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEMA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ensino Aprendizagem | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa - Campus Itapecuru-Mirim UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA - MILENE DUAILIB RIBEIRO - LICENCIATURA LETRAS L. PORTUGUESA E SUAS LITERATURAS - UEMA CAMPOS ITAPECURU 2023.pdf | PDF-A | 296.86 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.