Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5243
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Mendes, Ricardo Pablo Moraes | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-26T21:01:21Z | - |
dc.date.available | 2025-07-26 | - |
dc.date.available | 2025-07-26T21:01:21Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-16 | - |
dc.identifier.citation | MENDES, Ricardo Pablo Moraes. Literatura itapecuruense: o patriarcalismo na Peça Teatral de Mariana Luz. 2021. 46f. Monografia (Curso Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Campus de Itapecuru-Mirim, Universidade Estadual do Maranhão, Itapecuru-Mirim - MA, 2021. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5243 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5243 | - |
dc.description.abstract | The present study, entitled Literature Itapecuruense: Patriarchalism in Mariana Luz's <Theatrical Play=, concentrates efforts on a process of elucidating a predominantly male culture, where men always receive a prominent place in relation to women. This work, therefore, aims to understand how female subservience, as well as the culture of patriarchy, manifests itself within Mariana Luz's Play. Without necessarily the spectacle's lack of help for the understanding/analysis of the play in question, the notes made by Pascolati (2009) were taken as a contribution. With regard to the phenomenon of patriarchy, we adopted the notes raised by Freyre (2003) on the maturation process of patriarchal culture in Brazil, in line with the observations of Del Priore (2011) about sexuality and, consequently, of the condition of Brazilian women throughout history. Based on the cited authors, the methodology adopted is bibliographical in nature. Well, it starts from a process of re-reading previous investigations to support the analysis undertaken here. From the results obtained, it was evident that the institutionalized relationships within Play Theater keep a close relationship with those present since the time of colonial Brazil, where there were, or rather, there are still clear discrepancies between "being a man" and "being woman". Based on the above, it is concluded that the patriarchal culture remains, not only within the analyzed work, but in society as a whole, as a guiding principle in the relations between men and women. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual do Maranhão | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Mariana Luz | pt_BR |
dc.subject | Texto dramático | pt_BR |
dc.subject | Cultura | pt_BR |
dc.subject | Patriarcado | pt_BR |
dc.subject | Biografia | pt_BR |
dc.subject | Origens. | pt_BR |
dc.subject | Cultura Patriarcal no Brasil | pt_BR |
dc.subject | Dramatic text | pt_BR |
dc.subject | Culture | pt_BR |
dc.subject | Patriarchy | pt_BR |
dc.subject | Biography | pt_BR |
dc.subject | Origins | pt_BR |
dc.subject | Patriarchal Culture in Brazil | pt_BR |
dc.title | Literatura itapecuruense: o patriarcalismo na Peça Teatral de Mariana Luz | pt_BR |
dc.title.alternative | Literature from Itapecuru: patriarchy in Mariana Luz's play | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.ID | MENDES, R. P. M. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Cinthia Andréa T. dos | - |
dc.contributor.advisor1ID | SANTOS, C. A. T. | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Mendes, Danielle Gomes | - |
dc.contributor.referee1ID | MENDES, D. G. | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Pereira, Weberth dos Santos | - |
dc.contributor.referee2ID | PEREIRA, W. S. | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo, intitulado Literatura Itapecuruense: O patriarcalismo na <Peça Teatral= de Mariana Luz, concentra esforços num processo de elucidação de uma cultura majoritariamente masculina, onde o homem sempre recebe lugar de destaque em relação à mulher. Este trabalho, portanto, tem como objetivo geral compreender de que maneira a subserviência feminina, bem como a cultura do patriarcado se manifesta dentro da Peça Teatral de Mariana Luz. Para tanto, no que se refere ao texto dramático enquanto unidade autônoma e passível de leitura sem, necessariamente, a carência de auxílio do espetáculo para a compreensão/análise da peça em questão, tomou-se como contributo os apontamentos realizados por Pascolati (2009). Já no que diz respeito ao fenômeno do patriarcado, adotou-se os apontamentos levantados por Freyre (2003) sobre o processo de maturação da cultura patriarcal no Brasil em consonância com as observações de Del Priore (2011), acerca da sexualidade e, consequentemente, da condição da mulher brasileira ao longo da história. Com base nos autores citados, a metodologia adotada, constitui-se de caráter bibliográfico. Pois, parte de um processo de releitura de investigações anteriores para fundamentar a análise aqui empreendida. A partir dos resultados obtidos, evidenciou-se que as relações institucionalizadas dentro de Peça Teatral guardam estreita relação com aquelas presentes desde a época do Brasil colônia, onde havia, ou melhor, ainda há claras discrepâncias entre o <ser homem= e o <ser mulher=. Com base no exposto, conclui-se que a cultura patriarcal permanece, não só dentro da obra analisada, mas na sociedade como um todo, como sendo princípio norteador das relações entre homens e mulheres. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Itapecuru – Mirim | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEMA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Literatura | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa - Campus Itapecuru-Mirim UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA - RICARDO PABLO MORAES MENDES - LICENCIATURA LETRAS L. PORTUGUESA E SUAS LITERATURAS - UEMA CAMPOS ITAPECURU 2021.pdf | PDF-A | 367.7 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.