Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5242
Título: O uso da charge como recurso pedagógico no 9°(nono) ano do ensino fundamental na escola U.E.B Gomes de Sousa
Título(s) alternativo(s): The use of cartoons as a pedagogical resource in the 9th (ninth) year of elementary school at the U.E.B Gomes de Sousa school.
Autor(es): Freitas, Daysiane Rayssa dos Santos
Orientador: Vieira, Natanael
Membro da Banca: Farias, Laura Virgínia Tinoco
Membro da Banca: Santos, Maria Alice de Jesus Pereira dos
Data do documento: 2024
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: Esta monografia objetivou apresentar o gênero textual charge, a partir de uma pesquisa de intervenção com abordagem descritiva e qualitativa sobre a influência das charges para a formação de leitores críticos e como recurso pedagógico na turma do 9º ano do ensino fundamental em uma escola pública de Itapecuru-Mirim, Ma., diante disso, com intuito de aulas mais dinâmicas e participativas a charge fora levada para dentro da sala de aula em consonância com as tecnologias digitais como uma forma de identificar o nível de conhecimento das informações atuais e de mundo desses discentes, tendo em vista que eles estão frequentemente conectados e envolvidos com o uso das tecnologias digitais. Pretende-se com esta iniciativa despertar a criticidade dos alunos, possibilitando uma melhor reflexão sobre o uso da charge no ensino e por mais que esta pesquisa tenha sido desenvolvida na disciplina de língua portuguesa no que tange ao curso de letras, a charge não se limita apenas a esta matéria, podendo ser usada em qualquer outra área da educação. Assim, considera-se que as atividades por meio da charge, constitui-se como um recurso pedagógico interativo tanto para o professor quanto para seus alunos, aproximando-os e promovendo o diálogo dentro da sala de aula.
Resumo: This monograph aimed to present the textual cartoon genre, based on an intervention research with a descriptive and qualitative approach on the influence of cartoons for the formation of critical readers and as a pedagogical resource in the 9th grade class of elementary school of a public school in Itapecuru-Mirim, Ma., in view of this, with the aim of a more dynamic and participatory class, The cartoon was brought to the classroom in line with digital technologies as a way to know the level of knowledge of current information and the world of students, considering that they are often connected and involved with the use of digital technologies. The aim of this initiative is to awaken the criticality of students, enabling a better reflection on the use of cartoons in teaching and as much as this research has been developed in the discipline of Portuguese language with regard to the course of letters, the cartoon is not limited only to this discipline, it can be used in any other area of teaching. Thus, it is considered that the activities through the cartoon constitute an interactive pedagogical resource for both the teacher and their students, bringing them together and promoting dialogue within the classroom.
Palavras-chave: Charge.
Gênero textual
Tecnologias Digitais
Sala de aula
Educação
Ensino Fundamental
Cartoon
Textual
Digital technologies
Classroom
Education
Elementary school
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa - Campus Itapecuru-Mirim UEMA - Monografias



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.