Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5240
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Oliveira, David Wanderson dos Santos de | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-26T20:23:46Z | - |
dc.date.available | 2025-07-26 | - |
dc.date.available | 2025-07-26T20:23:46Z | - |
dc.date.issued | 2024-01-12 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, David Wanderson dos Santos de. A importância da literatura infantojuvenil como ferramenta no incentivo a leitura, escrita e construção do aluno leitor. 2023. 51f. Monografia (Curso Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Campus de Itapecuru-Mirim, Universidade Estadual do Maranhão, Itapecuru-Mirim - MA, 2023. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5240 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5240 | - |
dc.description.abstract | This work addresses in detail how children's literature can help in the teacher's work in the classroom, facilitating and helping in the literacy process and later in the student's literacy. Therefore, we will present a brief history of this literature that has long been used over the years in schools not only in Brazil, but in different parts of the world, as well as its aspects and characteristics in general, as well as its benefits. form will help the student to understand and learn throughout their school and post-school journey. We will point out the importance of teaching work in the encouragement and projection of children's literature, for the formation of the student reader, understanding that the encouragement of reading must be worked inside and outside the school. We will point out the importance of the scholl in the life and development of the child, in encouraging children's reading, which will result in a better performance of this individual at. Several authors will be cited throughout this work, who through their studies will help to better understand the importance of literature inside and outside the classroom in the development of the student with the student and especially in the construction of their social identity as a citizen. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual do Maranhão | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Infantojuvenil | pt_BR |
dc.subject | Brasil | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | Aluno leitor | pt_BR |
dc.subject | Incentivo a leitura | pt_BR |
dc.subject | Professor mediador | pt_BR |
dc.subject | Literature | pt_BR |
dc.subject | Writing | pt_BR |
dc.subject | Literacy | pt_BR |
dc.subject | Children and Youth | pt_BR |
dc.subject | Brazil | pt_BR |
dc.subject | Reading | pt_BR |
dc.subject | Writing | pt_BR |
dc.subject | Student reader | pt_BR |
dc.subject | Encouraging reading. | pt_BR |
dc.subject | Mediating teacher | pt_BR |
dc.title | A importância da literatura infantojuvenil como ferramenta no incentivo a leitura, escrita e construção do aluno leitor | pt_BR |
dc.title.alternative | The importance of children's literature as a tool to encourage reading, writing and the development of the student reader. | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.ID | OLIVEIRA, D. W. S. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Vieira, Natanael | - |
dc.contributor.advisor1ID | VIEIRA, N. | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Farias, Laura Virginia Tinoco | - |
dc.contributor.referee1ID | FARIAS, L. V. T. | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5008880532834222 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Santos, Maria Alice Jesus Pereira Dos | - |
dc.contributor.referee2ID | SANTOS, M. A. J. P. | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho aborda como a literatura infantojuvenil, pode auxiliar no trabalho do professor em sala de aula, facilitando e ajudando no processo de construção do aluno leitor. Portanto, apresentaremos um breve histórico sobre essa literatura que a muito tempo tem sido utilizada ao longo dos anos nas escolas não só do Brasil, mas em diversas partes do mundo, como também seus aspectos e características em geral, assim como seus benefícios que de certa forma ajudarão o educando a compreender e aprender ao longo da sua jornada escolar e pós escolar. Apontaremos a importância do trabalho docente no incentivo e projeção da literatura infantojuvenil, para a formação do aluno leitor, compreendendo que o incentivo à leitura, deve ser trabalhado dentro e fora da escola. Apontaremos a importância da escola na vida e no desenvolvimento do aluno, no incentivo à leitura, que resultará em um melhor aproveitamento desse indivíduo. Serão citados vários autores ao longo desse trabalho, que através dos seus estudos ajudarão na melhor compreensão sobre a importância da literatura dentro e fora de sala de aula no desenvolvimento do educando com o aluno e principalmente na construção da sua identidade social como cidadão. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Itapecuru – Mirim | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEMA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Literatura | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa - Campus Itapecuru-Mirim UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA - DAVID WANDERSON DOS SANTOS DE OLIVEIRA - LICENCIATURA LETRAS L. PORTUGUESA E SUAS LITERATURAS - UEMA CAMPOS ITAPECURU 2023.pdf | PDF-A | 306.44 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.