Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5240
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, David Wanderson dos Santos de-
dc.date.accessioned2025-07-26T20:23:46Z-
dc.date.available2025-07-26-
dc.date.available2025-07-26T20:23:46Z-
dc.date.issued2024-01-12-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, David Wanderson dos Santos de. A importância da literatura infantojuvenil como ferramenta no incentivo a leitura, escrita e construção do aluno leitor. 2023. 51f. Monografia (Curso Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Campus de Itapecuru-Mirim, Universidade Estadual do Maranhão, Itapecuru-Mirim - MA, 2023. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5240pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5240-
dc.description.abstractThis work addresses in detail how children's literature can help in the teacher's work in the classroom, facilitating and helping in the literacy process and later in the student's literacy. Therefore, we will present a brief history of this literature that has long been used over the years in schools not only in Brazil, but in different parts of the world, as well as its aspects and characteristics in general, as well as its benefits. form will help the student to understand and learn throughout their school and post-school journey. We will point out the importance of teaching work in the encouragement and projection of children's literature, for the formation of the student reader, understanding that the encouragement of reading must be worked inside and outside the school. We will point out the importance of the scholl in the life and development of the child, in encouraging children's reading, which will result in a better performance of this individual at. Several authors will be cited throughout this work, who through their studies will help to better understand the importance of literature inside and outside the classroom in the development of the student with the student and especially in the construction of their social identity as a citizen.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectInfantojuvenilpt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectAluno leitorpt_BR
dc.subjectIncentivo a leiturapt_BR
dc.subjectProfessor mediadorpt_BR
dc.subjectLiteraturept_BR
dc.subjectWritingpt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectChildren and Youthpt_BR
dc.subjectBrazilpt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectWritingpt_BR
dc.subjectStudent readerpt_BR
dc.subjectEncouraging reading.pt_BR
dc.subjectMediating teacherpt_BR
dc.titleA importância da literatura infantojuvenil como ferramenta no incentivo a leitura, escrita e construção do aluno leitorpt_BR
dc.title.alternativeThe importance of children's literature as a tool to encourage reading, writing and the development of the student reader.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDOLIVEIRA, D. W. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Vieira, Natanael-
dc.contributor.advisor1IDVIEIRA, N.pt_BR
dc.contributor.referee1Farias, Laura Virginia Tinoco-
dc.contributor.referee1IDFARIAS, L. V. T.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5008880532834222pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Maria Alice Jesus Pereira Dos-
dc.contributor.referee2IDSANTOS, M. A. J. P.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho aborda como a literatura infantojuvenil, pode auxiliar no trabalho do professor em sala de aula, facilitando e ajudando no processo de construção do aluno leitor. Portanto, apresentaremos um breve histórico sobre essa literatura que a muito tempo tem sido utilizada ao longo dos anos nas escolas não só do Brasil, mas em diversas partes do mundo, como também seus aspectos e características em geral, assim como seus benefícios que de certa forma ajudarão o educando a compreender e aprender ao longo da sua jornada escolar e pós escolar. Apontaremos a importância do trabalho docente no incentivo e projeção da literatura infantojuvenil, para a formação do aluno leitor, compreendendo que o incentivo à leitura, deve ser trabalhado dentro e fora da escola. Apontaremos a importância da escola na vida e no desenvolvimento do aluno, no incentivo à leitura, que resultará em um melhor aproveitamento desse indivíduo. Serão citados vários autores ao longo desse trabalho, que através dos seus estudos ajudarão na melhor compreensão sobre a importância da literatura dentro e fora de sala de aula no desenvolvimento do educando com o aluno e principalmente na construção da sua identidade social como cidadão.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Itapecuru – Mirimpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqLiteraturapt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa - Campus Itapecuru-Mirim UEMA - Monografias



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.