Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5237
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMartins, Jerciane Costa-
dc.date.accessioned2025-07-26T18:27:30Z-
dc.date.available2025-07-26-
dc.date.available2025-07-26T18:27:30Z-
dc.date.issued2021-08-17-
dc.identifier.citationMARTINS, Jerciane Costa. O uso das tecnologias de informação e comunicação (tic) como ferramenta pedagógica no processo de leitura. 2021. 36f. Monografia (Curso Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Campus de Itapecuru-Mirim, Universidade Estadual do Maranhão, Itapecuru-Mirim - MA, 2021. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5237pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5237-
dc.description.abstractThis work presents an analysis on The Use of Information and Communication Technologies (ICT) as a Pedagogical tool in the Reading Process. Its problem is because it is necessary to use ICTs in the classroom, showing the reader/educator a broader view of the important role of ICTs in education. Its general objective is to address the contributions of ICTs in classes, as well as to show their important role in the practice of reading, and in the teaching/learning process, it also has the following specific objectives; Know which Information and Communication Technologies are available; Propose the use of Information and Communication Technologies in the reading process with students; Suggest ongoing training for teachers in the use of information and communication technologies; The methodological means that guided the construction of these reflections was based on the texts of some educators such as (Kenski, 2010), (Freire, 1979;1981), (Lévy 1999), (Preto, 1999) and (Moran, 2000). Thus, bibliographical research of theoretical character was used, made possible by an analysis, which seeks to deepen a specific reality. Based on all this information, I reached the following final consideration, information and communication technologies work as springs and dynamic education resources, when well used by educators and students, they allow the improvement of pedagogical practices developed in the classroom and outside of it.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFerramenta Pedagógicapt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectTicpt_BR
dc.subjectFundamentação Teóricapt_BR
dc.subjectTecnologia como Elementopt_BR
dc.subjectPapel da Escolapt_BR
dc.subjectSurgimento da Escritapt_BR
dc.subjectInformação e Comunicaçãopt_BR
dc.subjectFormação de Leitorespt_BR
dc.subjectPedagogical Toolpt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectICTpt_BR
dc.subjectTheoretical Foundationpt_BR
dc.subjectTechnology as an Elementpt_BR
dc.subjectRole of the Schoolpt_BR
dc.subjectEmergence of Writingpt_BR
dc.subjectInformation and Communicationpt_BR
dc.subjectReader Developmentpt_BR
dc.titleO uso das tecnologias de informação e comunicação (tic) como ferramenta pedagógica no processo de leiturapt_BR
dc.title.alternativeThe use of information and communication technologies (ICT) as a pedagogical tool in the reading processpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDMARTINS, J. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Muniz, Daulinda Santos-
dc.contributor.advisor1IDMUNIZ, D. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0438338293512382pt_BR
dc.contributor.referee1Ferreira, Tiago de Oliveira-
dc.contributor.referee1IDFERREIRA, T. O.pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Cinthia Andrea Teixeira dos-
dc.contributor.referee2IDSANTOS, C. A.T.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4511679636157892pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma análise sobre O Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como ferramenta Pedagógica no Processo de Leitura. Tem como problemática, porque é necessário a utilização das TICs em sala de aula, mostrando ao leitor/educador uma visão mais ampla sobre o importante papel das TICs na educação. A mesma tem como objetivo geral abordar as contribuições das TICs nas aulas, como também mostrar a sua importante função na Prática da leitura, e no processo de ensino/aprendizagem, à mesma também conta com os seguintes objetivos específicos; Conhecer quais as Tecnologias de Informação e Comunicação disponíveis; Propor o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no processo da leitura com os alunos; Sugerir uma formação continuada para os professores na utilização das tecnologias de informação e comunicação ; O meio metodológico que orientou as construções dessas reflexões foi realizado com base nos textos de alguns educadores como (Kenski, 2010), (Freire, 1979;1981), (Lévy 1999), (Preto, 1999) e (Moran, 2000). Desta forma foi utilizada a pesquisa bibliográfica de caráter teórico viabilizada por uma análise, que procura o aprofundamento de uma realidade específica. De acordo com todas essas informações cheguei a seguinte consideração final , as tecnologias de informação e comunicação funcionam como molas propulsoras e como recursos dinâmicos de educação, quando bem utilizadas pelos educadores e educandos permitem a melhoria das práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula e fora dela.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Itapecuru – Mirimpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa - Campus Itapecuru-Mirim UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - JERCIANE COSTA MARTINS - LICENCIATURA LETRAS L. PORTUGUESA E SUAS LITERATURAS - UEMA CAMPOS ITAPECURU 2021.pdfPDF-A210.14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.