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Título: Trabalhadores escravizados no Brasil contemporâneo : uma proposta de cartilha como ferramenta de curadoria sobre esse fenômeno
Título(s) alternativo(s): Enslaved workers in contemporary Brazil: a proposed primer as a curation tool on this phenomenon
Autor(es): Silva , Sônia Solange Parga da
Orientador: Santos, Sandra Regina Rodrigues dos
Membro da Banca: Jesus, Thiago Alisson Cardoso de
Membro da Banca: Mbohou , Sylvain
Data do documento: 2024-07-28
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: Consideravelmente, as heranças do regime baseado na mão de obra escravizada para obtenção de lucro, não desapareceu, tomou novas configurações, pautadas em novas relações de poder, no que se refere ao modo de produção capitalista, que cria e recria um cenário propício para acumulação de riquezas, valendo-se da vulnerabilidade econômica-social de indivíduos que buscam por melhores condições de vida. Ao pensar em escravização nos moldes contemporâneos, é preciso pensar sobre o conceito que envolve este termo e o que se entende sobre trabalho análogo à escravidão. E nesse contexto, ressalta-se as contribuições de várias instituições públicas que buscam criar leis que possam a vir coibir este tipo de trabalho ilegal. O que caracteriza o trabalho análogo ao de escravo na contemporaneidade é a vulnerabilidade econômica dos cidadãos moradores de locais com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), em especial, nas regiões de estados nordestinos, como Maranhão, Bahia, Teresina entre outros. Quanto à metodologia da pesquisa, optamos pela perspectiva da análise dialética, nos pautando na pesquisa bibliográfica e documental, uma vez que a relação entre estes procedimentos propiciará desvelar conceitos, percepções e reflexões históricas contemporâneas, com a aplicação de um questionário aberto, de uma turma do 2º ano do ensino médio do Centro de Ensino Odylo Costa Filho, São Luís 3 MA, permitindo verificar os aspectos subjetivos desse fenômeno social a partir do filme Pureza, pontuando particularidades e especificidades que envolvem o contexto do Maranhão. Nessa perspectiva, faz-se necessário ampliar as discussões na seara acadêmica sobre as implicações de trabalhadores escravizados no Brasil contemporâneo, bem como a importância da escola nesse processo de combate
Resumo: Considerably, the legacies of the regime based on enslaved labor to obtain profit did not disappear, it took on new configurations, based on new power relations, with regard to the capitalist mode of production, which creates and recreates a favorable scenario to accumulate wealth, taking advantage of the economic and social vulnerability of individuals who seek better living conditions. When thinking about slavery in contemporary terms, it is necessary to think about the concept that involves this term and what is understood about work analogous to slavery. And in this context, we highlight the contributions of several public institutions that seek to create laws that could curb this type of illegal work. What characterizes slave-like work in contemporary times is the economic vulnerability of citizens living in places with a low Human Development Index (HDI), especially in regions of northeastern states, such as Maranhão, Bahia, Teresina, among others. As for the research methodology, we opted for the perspective of dialectical analysis, based on bibliographical and documentary research, since the relationship between these procedures will allow us to reveal concepts, perceptions and contemporary historical reflections, with the application of an open questionnaire, from a class from the 2nd year of high school at Centro de Ensino Odylo Costa Filho, São Luís 3 MA, allowing us to verify the subjective aspects of this social phenomenon based on the film Pureza, highlighting particularities and specificities that involve the context of Maranhão. From this perspective, it is necessary to expand discussions in the academic field about the implications of enslaved workers in contemporary Brazil, as well as the importance of schools in this combat process
Palavras-chave: Escravização
Contemporaneidade
Ensino de História
Trabalho ilegal
Índice de Desenvolvimento Humano
Estados nordestinos
Enslavement
Contemporary
Teaching history
Human Development Index
Illegal work
Northeastern states
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em História - CECEN - Dissertações

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