Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5182
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva , Sônia Solange Parga da-
dc.date.accessioned2025-07-15T19:23:18Z-
dc.date.available2025-07-15-
dc.date.available2025-07-15T19:23:18Z-
dc.date.issued2024-07-28-
dc.identifier.citationSILVA, Sônia Solange Parga da. Trabalhadores escravizados no Brasil contemporâneo : uma proposta de cartilha como ferramenta de curadoria sobre esse fenômeno. 2024. 93f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em História) - Centro de Educação, ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2024. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5182pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5182-
dc.description.abstractConsiderably, the legacies of the regime based on enslaved labor to obtain profit did not disappear, it took on new configurations, based on new power relations, with regard to the capitalist mode of production, which creates and recreates a favorable scenario to accumulate wealth, taking advantage of the economic and social vulnerability of individuals who seek better living conditions. When thinking about slavery in contemporary terms, it is necessary to think about the concept that involves this term and what is understood about work analogous to slavery. And in this context, we highlight the contributions of several public institutions that seek to create laws that could curb this type of illegal work. What characterizes slave-like work in contemporary times is the economic vulnerability of citizens living in places with a low Human Development Index (HDI), especially in regions of northeastern states, such as Maranhão, Bahia, Teresina, among others. As for the research methodology, we opted for the perspective of dialectical analysis, based on bibliographical and documentary research, since the relationship between these procedures will allow us to reveal concepts, perceptions and contemporary historical reflections, with the application of an open questionnaire, from a class from the 2nd year of high school at Centro de Ensino Odylo Costa Filho, São Luís 3 MA, allowing us to verify the subjective aspects of this social phenomenon based on the film Pureza, highlighting particularities and specificities that involve the context of Maranhão. From this perspective, it is necessary to expand discussions in the academic field about the implications of enslaved workers in contemporary Brazil, as well as the importance of schools in this combat processpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscravizaçãopt_BR
dc.subjectContemporaneidadept_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectTrabalho ilegalpt_BR
dc.subjectÍndice de Desenvolvimento Humanopt_BR
dc.subjectEstados nordestinospt_BR
dc.subjectEnslavementpt_BR
dc.subjectContemporarypt_BR
dc.subjectTeaching historypt_BR
dc.subjectHuman Development Indexpt_BR
dc.subjectIllegal workpt_BR
dc.subjectNortheastern statespt_BR
dc.titleTrabalhadores escravizados no Brasil contemporâneo : uma proposta de cartilha como ferramenta de curadoria sobre esse fenômenopt_BR
dc.title.alternativeEnslaved workers in contemporary Brazil: a proposed primer as a curation tool on this phenomenonpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.IDSILVA, S.S.P.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1479137041839450pt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Sandra Regina Rodrigues dos-
dc.contributor.advisor1IDSANTOS, S. R. R.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6057206547897855pt_BR
dc.contributor.referee1Jesus, Thiago Alisson Cardoso de-
dc.contributor.referee1IDJESUS, T. A. Cpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5469677786284210pt_BR
dc.contributor.referee2Mbohou , Sylvain-
dc.contributor.referee2IDMBOHOU. S.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1951537001200303pt_BR
dc.description.resumoConsideravelmente, as heranças do regime baseado na mão de obra escravizada para obtenção de lucro, não desapareceu, tomou novas configurações, pautadas em novas relações de poder, no que se refere ao modo de produção capitalista, que cria e recria um cenário propício para acumulação de riquezas, valendo-se da vulnerabilidade econômica-social de indivíduos que buscam por melhores condições de vida. Ao pensar em escravização nos moldes contemporâneos, é preciso pensar sobre o conceito que envolve este termo e o que se entende sobre trabalho análogo à escravidão. E nesse contexto, ressalta-se as contribuições de várias instituições públicas que buscam criar leis que possam a vir coibir este tipo de trabalho ilegal. O que caracteriza o trabalho análogo ao de escravo na contemporaneidade é a vulnerabilidade econômica dos cidadãos moradores de locais com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), em especial, nas regiões de estados nordestinos, como Maranhão, Bahia, Teresina entre outros. Quanto à metodologia da pesquisa, optamos pela perspectiva da análise dialética, nos pautando na pesquisa bibliográfica e documental, uma vez que a relação entre estes procedimentos propiciará desvelar conceitos, percepções e reflexões históricas contemporâneas, com a aplicação de um questionário aberto, de uma turma do 2º ano do ensino médio do Centro de Ensino Odylo Costa Filho, São Luís 3 MA, permitindo verificar os aspectos subjetivos desse fenômeno social a partir do filme Pureza, pontuando particularidades e especificidades que envolvem o contexto do Maranhão. Nessa perspectiva, faz-se necessário ampliar as discussões na seara acadêmica sobre as implicações de trabalhadores escravizados no Brasil contemporâneo, bem como a importância da escola nesse processo de combatept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Ciências Agrárias – CCApt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CCSApt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE POS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA - PPGHISTpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
dc.subject.cnpqCiências humanaspt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em História - CECEN - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO - SÔNIA SOLANGE PARGA DA SILVA - PPGHIST CECEN UEMA 2024-1.pdfPDF/A1.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.