Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5167
Título: | Desafios da educação inclusiva e especial: rotina docente e práticas pedagógicas no município de Teresina/PI |
Título(s) alternativo(s): | Challenges of inclusive and special education: teaching routine and pedagogical practices in the city of Teresina, Piauí |
Autor(es): | Silva, Shirleide Rodrigues da |
Orientador: | Pitanga, Carolina Vasconcelos |
Membro da Banca: | Ribeiro, Jakson dos Santos |
Membro da Banca: | Rarielle Rodrigues Lima, Rarielle Rodrigues Lima |
Data do documento: | 2025 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | A presente pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva 3 PROFEI, da Universidade Estadual do Maranhão, estando inserida na Linha de Pesquisa: Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. O estudo tem como objetivo analisar as dificuldades enfrentadas por docentes na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I da rede municipal de ensino de Teresina 3 PI, no que se refere à inclusão escolar. São abordadas, neste trabalho, questões relacionadas à formação docente, a rede de apoio e às metodologias utilizadas. A concessão das autorizações - Declaração SEMEC e Unidade de Ensino, Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual do Maranhão) e Termo de Consentimento Livre - foi finalizada em março de 2024, posteriormente começou a coleta das informações necessárias e a entrevista com as professoras, seguido da análise e interpretação dos dados, culminando na formulação de conclusões que visam responder ao problema de pesquisa proposto em março de 2025. Como procedimentos metodológicos, optou-se por uma pesquisa de cunho exploratório, com abordagem qualitativa. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 10 professoras do Centro Municipal de Educação Infantil Santa Maria, localizado na zona leste da cidade. A análise dos dados foi feita com base na técnica de análise de conteúdo, conforme Bardin, e organizada em três categorias principais: (1) Apoio Pedagógico, (2) Formação Continuada e (3) Práticas Pedagógicas. Os dados revelam que os desafios enfrentados cotidianamente pelos docentes incluem a ausência de apoio de professores auxiliares e a inexistência de planejamento colaborativo com o professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Em relação à formação continuada, a falta de tempo, o desgaste físico e, sobretudo, a exaustão mental, são fatores que desestimulam os professores a buscarem capacitação. Portanto, conclui-se que as principais dificuldades enfrentadas diariamente pelas professoras entrevistadas estão ligadas à falta de professores auxiliares como apoio e a dificuldade de comunicação com os profissionais do AEE. No que diz respeito à educação contínua, questões como a sobrecarga laboral, o esgotamento físico e o cansaço mental representam obstáculos consideráveis na procura por atualização e crescimento profissional |
Resumo: | This research was developed within the scope of the Postgraduate Program in Inclusive Education - PROFEI, of the State University of Maranhão, and is included in the Research Line: Special Education from the Perspective of Inclusive Education. The study aims to analyze the difficulties faced by teachers in Early Childhood Education and Elementary Education I of the municipal education network of Teresina - PI, with regard to school inclusion. This work addresses issues related to teacher training, the support network and the methodologies used. The granting of authorizations - SEMEC Declaration and Teaching Unit, Research Ethics Committee of the State University of Maranhão) and Free Consent Form - was finalized in March 2024, subsequently the collection of the necessary information and the interview with the teachers began, followed by the analysis and interpretation of the data, culminating in the formulation of conclusions that aim to answer the proposed research problem in March 2025. As methodological procedures, an exploratory research was chosen, with a qualitative approach. Semi-structured interviews were conducted with 10 teachers from the Santa Maria Municipal Early Childhood Education Center, located in the eastern part of the city. Data analysis was based on the content analysis technique, according to Bardin, and organized into three main categories: (1) Pedagogical Support, (2) Continuing Education, and (3) Pedagogical Practices. The data reveal that the challenges faced daily by teachers include the lack of support from teaching assistants and the lack of collaborative planning with the Specialized Educational Service (SES) teacher. Regarding continuing education, lack of time, physical exhaustion, and, above all, mental exhaustion are factors that discourage teachers from seeking training. Therefore, it is concluded that the main difficulties faced daily by the teachers interviewed are linked to the lack of teaching assistants for support and the difficulty in communicating with SES professionals. Regarding continuing education, issues such as work overload, physical exhaustion, and mental fatigue represent considerable obstacles in the search for professional development and growth |
Palavras-chave: | Educação especial e inclusiva Docência Práticas pedagógicas Ensino Fundamental Educação especial e inclusiva Teaching Pedagogical practices Elementary School |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede - PROFEI - CECEN - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO - SHIRLEIDE RODRIGUES DA SILVA - EDUCAÇÃO INCLUSIVA PROFEI CECEN 2025.pdf | PDF A | 3.22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.