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Título: A cor e face feminina negra: as experiências das mulheres escravizadas no Maranhão Colonial a partir da construção de um jogo didático (1801-1819)
Autor(es): Conceição, Jesus Hellen Leal
Orientador: Silva, Tatiana Raquel Reis
Membro da Banca: Ribeiro, Jakson dos Santos
Membro da Banca: Silva, Iraneide Soares da
Data do documento: 2024
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: O presente trabalho analisa as experiências das mulheres escravizadas no Maranhão Colonial, especificamente, no território de São Luís – Rio Itapecuru, entre os anos de 1801-1819, dando assim, uma especificidade ao mundo feminino. Nesse sentido, será problematizado a figura da mulher escravizada, por meio da bibliografia consultada e dos dados inventariais levantados no Banco de Dados organizado pelo Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão sobre África e o Sul Global (NEAFRICA). Como parte da composição do texto dissertativo, foi desenvolvido um jogo de tabuleiro didático-pedagógico de perguntas e respostas intitulado "MULHERES NEGRAS: Memória e Identidade através do Jogo de Tabuleiro", que se apresenta como uma ferramenta que irá contribuir para o campo da educação no Ensino de História. Nele, são delineados os objetivos do jogo, assim como a forma de sua elaboração e desenvolvimento, incluindo as regras pertinentes. Este recurso evidencia a temática sobre a presença da mulher escravizada no Maranhão Colonial, oferecendo uma abordagem sobre a história da escravização brasileira que, em muitos currículos educacionais e livros didáticos, não é devidamente destacada ou enfatizada. O material didático em questão, foi elaborado com o propósito de introduzir a temática desta pesquisa diretamente em sala de aula, utilizando o jogo como base, sendo este recurso criado para estudantes do Ensino Médio. Portanto, busca-se demonstrar como os jogos podem ser eficazes não apenas para transmitir conhecimento, mas também para engajar os/as estudantes de maneira envolvente e significativa, especialmente em temas complexos e sensíveis como o da escravização colonial.
Resumo: This paper analyzes the experiences of enslaved women in Colonial Maranhão, specifically in the territory of São Luís – Rio Itapecuru, between 1801-1819, thus giving a specificity to the female world. In this sense, the figure of the enslaved woman will be problematized, through the bibliography consulted and the inventory data collected in the Database organized by the Center for Studies, Research and Extension on Africa and the Global South (NEAFRICA). As part of the composition of the dissertative text, a didactic-pedagogical board game of questions and answers entitled "BLACK WOMEN: Memory and Identity through the Board Game" was developed, which presents itself as a tool that will contribute to the field of education in the Teaching of History. In it, the objectives of the game are outlined, as well as the form of its elaboration and development, including the pertinent rules. This resource highlights the theme of the presence of enslaved women in Colonial Maranhão, offering an approach to the history of Brazilian slavery that, in many educational curricula and textbooks, is not properly highlighted or emphasized. The teaching material in question was developed with the purpose of introducing the theme of this research directly into the classroom, using the game as a basis, and this resource was created for high school students. Therefore, it seeks to demonstrate how games can be effective not only in transmitting knowledge, but also in engaging students in an engaging and meaningful way, especially on complex and sensitive topics such as colonial slavery.
Palavras-chave: Ensino de História
Memória
Mulher escravizada
Escravização - Maranhão Colonial
Jogo - tabuleiro - ensino de história
São Luís - Período Colonial
Rio Itapecuru
Mundo feminino
Mulher - negra
Ensino médio
Escravização - Brasil
Currículo - história
Protagonismo negro
Sociedade escravista - Maranhão Colonial
Banco de Dados - NEAFRICA
Maternidade - mulher negra - Maranhão
Ocupação - mulher escravizada
Jogo educativo
Metodologia - ensino de história
History Teaching
Memoirs
Enslaved Women
Enslavement - Colonial Maranhão
Board Game
Game - board - history teaching
Saint Louis - Colonial Period
Itapecuru River
Female world
Woman - black
High school
Enslavement - Brazil
Curriculum - history
Black protagonism
Slave society - Colonial Maranhao
Database - NEAFRICA
Maternity - black woman - Maranhao
Occupation - enslaved woman
Educational game
Methodology - teaching history
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em História - CECEN - Dissertações

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