Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5071
Título: O ensino de História nos anos finais do ensino fundamental: abordagens e metodologias
Autor(es): Reis, Georgiane Chaves
Orientador: Corrêa, Helidacy Maria Muniz
Membro da Banca: Duarte, Ana Lúcia Cunha
Membro da Banca: Abreu, Eloy Barbosa de
Data do documento: 2024-07-15
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: Esta pesquisa versa sobre o Ensino de História nos Anos Finais do Ensino Fundamental do município de Arari, Maranhão, no período de 2018-2023. O objetivo geral da pesquisa é construir com os professores do ensino de História dos Anos Finais do Ensino Fundamental, orientações metodológicas de algumas vivências em sala de aula, acrescidas de reflexões e propostas para compartilhar os assuntos trabalhados, criando, assim, possibilidades de aulas interativas e significantes para os alunos. Este objetivo foi criado a partir do seguinte problema de investigação vivenciado na realidade escolar: como estimular os alunos a analisar os fatos históricos de maneira crítica, tornando-o/a capaz de iniciar o seu processo de compreensão, criticidade e mudança da realidade social em que vive? Como percurso metodológico, esta pesquisa é de abordagem qualitativa na qual utilizamos algumas técnicas tais como: entrevistas semiestruturadas e aplicação de questionários semiabertos, possibilitando aos participantes da pesquisa expressarem suas percepções sobre o ensino. Para tanto, foram identificadas e mapeadas experiências vivenciadas pelos professores da rede municipal de Arari, criadas a partir das formações continuadas oferecidas pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED), e trabalhadas em sala de aula, pelos(as) professores(as). Com base nessas experiências foi elaborado um Produto Educacional intitulado: Orientações Metodológicas para Professores de História do Ensino Fundamental Anos Finais, com a pretensão de sistematizar e ampliar as práticas docentes e difundi-las na rede municipal de modo a contribuir para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem em sala de aula.
Resumo: This research deals with the Teaching of History in the Final Years of Elementary School in the municipality of Arari, Maranhão, in the period 2018-2023. The general objective of the research is to build, with teachers teaching History in the Final Years of Elementary School, methodological guidelines for some experiences in the classroom, plus reflections and proposals to share the topics covered, thus creating possibilities for interactive classes and significant for students. This objective was created based on the following research problem experienced in school reality: how to encourage students to analyze historical facts in a critical way, making them capable of starting their process of understanding, criticality and changing social reality in who lives? As a methodological approach, this research has a qualitative approach in which we use some techniques such as: semi-structured interviews and application of semi-open questionnaires, enabling research participants to express their perceptions about teaching. To this end, experiences lived by teachers from the municipal network of Arari were identified and mapped, created from the continuing training offered by the Municipal Department of Education (SEMED), and worked on in the classroom by the teachers. Based on these experiences, an Educational Product was created entitled: Methodological Guidelines for Elementary School History Teachers Final Years, with the aim of systematizing and expanding teaching practices and disseminating them throughout the municipal network in order to contribute to improving the quality of teaching. teaching and learning in the classroom.
Palavras-chave: Ensino de História
Ensino fundamental - anos finais
Orientações metodológicas
Arari - Maranhão
Educação - Arari
Base educacional
Espaço escolar
Política educacional
Professor - História
Cotidiano escolar
Experiência - docente
Transformação - cotidiano escolar
History Teaching
Elementary school - final years
Methodological guidelines
Education - Arari
Educational basis
School space
Educational policy
Teacher - History
School routine
Experience - teaching
Transformation - school routine
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em História - CECEN - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO - GEORGIANE CHAVES REIS - PPGHIST CECEN UEMA 2024.pdfPDF-A1.45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.