Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5071
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorReis, Georgiane Chaves-
dc.date.accessioned2025-06-26T17:26:24Z-
dc.date.available2025-06-26-
dc.date.available2025-06-26T17:26:24Z-
dc.date.issued2024-07-15-
dc.identifier.citationREIS, Georgiane Chaves. O ensino de História nos anos finais do ensino fundamental: abordagens e metodologias. 2024. 109f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2024. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5071pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5071-
dc.description.abstractThis research deals with the Teaching of History in the Final Years of Elementary School in the municipality of Arari, Maranhão, in the period 2018-2023. The general objective of the research is to build, with teachers teaching History in the Final Years of Elementary School, methodological guidelines for some experiences in the classroom, plus reflections and proposals to share the topics covered, thus creating possibilities for interactive classes and significant for students. This objective was created based on the following research problem experienced in school reality: how to encourage students to analyze historical facts in a critical way, making them capable of starting their process of understanding, criticality and changing social reality in who lives? As a methodological approach, this research has a qualitative approach in which we use some techniques such as: semi-structured interviews and application of semi-open questionnaires, enabling research participants to express their perceptions about teaching. To this end, experiences lived by teachers from the municipal network of Arari were identified and mapped, created from the continuing training offered by the Municipal Department of Education (SEMED), and worked on in the classroom by the teachers. Based on these experiences, an Educational Product was created entitled: Methodological Guidelines for Elementary School History Teachers Final Years, with the aim of systematizing and expanding teaching practices and disseminating them throughout the municipal network in order to contribute to improving the quality of teaching. teaching and learning in the classroom.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectEnsino fundamental - anos finaispt_BR
dc.subjectOrientações metodológicaspt_BR
dc.subjectArari - Maranhãopt_BR
dc.subjectEducação - Araript_BR
dc.subjectBase educacionalpt_BR
dc.subjectEspaço escolarpt_BR
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectProfessor - Históriapt_BR
dc.subjectCotidiano escolarpt_BR
dc.subjectExperiência - docentept_BR
dc.subjectTransformação - cotidiano escolarpt_BR
dc.subjectHistory Teachingpt_BR
dc.subjectElementary school - final yearspt_BR
dc.subjectMethodological guidelinespt_BR
dc.subjectEducation - Araript_BR
dc.subjectEducational basispt_BR
dc.subjectSchool spacept_BR
dc.subjectEducational policypt_BR
dc.subjectTeacher - Historypt_BR
dc.subjectSchool routinept_BR
dc.subjectExperience - teachingpt_BR
dc.subjectTransformation - school routinept_BR
dc.titleO ensino de História nos anos finais do ensino fundamental: abordagens e metodologiaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.IDREIS, G. C.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1885670839315271pt_BR
dc.contributor.advisor1Corrêa, Helidacy Maria Muniz-
dc.contributor.advisor1IDCORRÊA, H. M. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5297523036277677pt_BR
dc.contributor.referee1Duarte, Ana Lúcia Cunha-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-6176-6750pt_BR
dc.contributor.referee1IDDUARTE, A. L. C.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7783722596524788pt_BR
dc.contributor.referee2Abreu, Eloy Barbosa de-
dc.contributor.referee2IDABREU, E. B.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3586732207140024pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa versa sobre o Ensino de História nos Anos Finais do Ensino Fundamental do município de Arari, Maranhão, no período de 2018-2023. O objetivo geral da pesquisa é construir com os professores do ensino de História dos Anos Finais do Ensino Fundamental, orientações metodológicas de algumas vivências em sala de aula, acrescidas de reflexões e propostas para compartilhar os assuntos trabalhados, criando, assim, possibilidades de aulas interativas e significantes para os alunos. Este objetivo foi criado a partir do seguinte problema de investigação vivenciado na realidade escolar: como estimular os alunos a analisar os fatos históricos de maneira crítica, tornando-o/a capaz de iniciar o seu processo de compreensão, criticidade e mudança da realidade social em que vive? Como percurso metodológico, esta pesquisa é de abordagem qualitativa na qual utilizamos algumas técnicas tais como: entrevistas semiestruturadas e aplicação de questionários semiabertos, possibilitando aos participantes da pesquisa expressarem suas percepções sobre o ensino. Para tanto, foram identificadas e mapeadas experiências vivenciadas pelos professores da rede municipal de Arari, criadas a partir das formações continuadas oferecidas pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED), e trabalhadas em sala de aula, pelos(as) professores(as). Com base nessas experiências foi elaborado um Produto Educacional intitulado: Orientações Metodológicas para Professores de História do Ensino Fundamental Anos Finais, com a pretensão de sistematizar e ampliar as práticas docentes e difundi-las na rede municipal de modo a contribuir para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem em sala de aula.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE POS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA - PPGHISTpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
dc.subject.cnpqHistória Regional do Brasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqPolítica Educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em História - CECEN - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO - GEORGIANE CHAVES REIS - PPGHIST CECEN UEMA 2024.pdfPDF-A1.45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.