Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5055
Título: | A afetividade na relação professor e alunos: uma análise do processo de ensino-aprendizagem de uma escola pública municipal de São Luís do Maranhão no quinto ano do ensino fundamental |
Título(s) alternativo(s): | Affection in the relationship between teacher and students: an analysis of the teaching-learning process of a public municipal school in São Luís do Maranhão in the fifth year of elementary school |
Autor(es): | Dutra, Rosália Mendonça |
Orientador: | Silva, Suely Sousa Lima da |
Data do documento: | 2019 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso está pautado na abordagem qualitativa, pesquisa de campo e estudo de caso, na perspectiva de obter resultados sobre a afetividade na relação professor-aluno, e sua influência na aprendizagem, em uma escola pública municipal de São Luís-MA, em uma turma do quinto ano do ensino fundamental. Dessa forma, busca-se entender como a afetividade se configura durante o processo de ensino e aprendizagem, na relação entre professor e alunos; e com vistas à sua relevância e como esse fenômeno tem proporcionado e impactado a sociedade e os sujeitos, a partir de autores como Jean Piaget (2014), Henri Wallon, sob análise de Laurinda Ramalho de Almeida e Abigail Alvarenga Mahoney (2007), e além dos escritos de Ana Rita Almeida (1999); Vygotsky, com o processo de aprendizagem sócio-histórico, sob análise de Marta Kohl (2019); Nelson Piletti (1999), com estrutura e funcionamento do ensino fundamental; e Laura Barbosa (2006). Ademais, os documentos que direcionam a educação, como por exemplo: Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil – RCNEI (BRASIL, 1998), Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN (BRASIL, 1997) e a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2017).A afetividade no campo educacional é de grande valia, no sentido das emoções dos sujeitos estarem envolvidos, além de se constituir como uma das dimensões do ser humano. Na escola, defrontam-se pessoas de diversas particularidades e culturas sobre o modo de agir, pensar e sentir; e na sala de aula, é o professor que possui maior contato com essas diversidades, visto que precisam ser enfrentadas por ele com diálogo e equilíbrio, para que aconteça efetivamente a aprendizagem. Nesta pesquisa obtiveram-se resultados positivos que respondeu com êxito a pesquisa proposta em que, a afetividade realmente é um fator indispensável na relação professor e alunos a qual facilita o aprendizado |
Resumo: | This paper is based on qualitative approach, field research and case study, with the perspective of obtaining results on the affectivity in the teacher-student relationship, and its influence on learning in a municipal public school in São Luís-MA, in a fifth grade elementary school class. Thus, we seek to understand how the affectivity is configured during the teaching and learning process, in the relationship between teacher and students; and with a view to its relevance and how this phenomenon has provided and impacted society and the subjects. From authors such as Jean Piaget (2014), Henri Wallon, under the analysis of Laurinda Ramalho de Almeida and Abigail Alvarenga Mahoney (2007), as well as the writings of Ana Rita Almeida (1999); Vygotsky, with the process of historical, under the analysis of Marta Kohl (2019); Nelson Piletti (1999), with structure and functioning of elementary school; and Laura Barbosa (2006). In addition, the documents that guide education, such as: Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil - RCNEI (BRASIL, 1998), Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN (BRASIL, 1997) and the Base Nacional Comum Curricular - BNCC (BRASIL, 2017). The affectivity in the educational field is of great value, in the sense that the emotions of the subjects are involved, besides constituting as one of the dimensions of the human being. At school, people are confronted with diverse backgrounds and cultures about the way they act, think and feel; and in the classroom, it is the teacher who has the greatest contact with these diversities, since they need to be faced by him with dialogue and balance, so that learning can happen effectively. In this research, positive results were obtained, which successfully answered the proposed research in which, affectivity really is an indispensable factor in the teacher-student relationship which facilitates learning |
Palavras-chave: | Afetividade Cognição Relação Professor-Aluno Ensino-Aprendizagem Affectivity Cognition Teacher-Student Relationship Teaching-Learning |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - CECEN - UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - ROSÁLIA MENDONÇA DUTRA - CECEN UEMA 2019.pdf | PDF A | 471.41 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.