Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5052
Título: A educação de jovens e adultos em São Luís: uma análise documental sobre a Modalidade no Plano Municipal de Educação e na Proposta Curricular - Marco Conceitual - da Rede Municipal de Ensino
Título(s) alternativo(s): Youth and adult education in São Luís: a documentary analysis on the Modality in the Municipal Education Plan and in the Curricular Proposal - Conceptual Framework - of the Municipal Education Network
Autor(es): Gouveia, Carla Regina Anunciação
Orientador: Silva, Terezinha de Jesus Amaral da
Data do documento: 2018
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: O estudo em referência neste trabalho consistiu em um ensaio, que de forma breve e introdutória, enuncia uma análise documental sobre a modalidade de Educação Básica, a Educação de Jovens e Adultos – EJA no Plano Municipal de Educação (2015) e na Proposta Curricular – Marco Conceitual (2017) da rede de ensino de São Luís. Esta análise fundamentou-se nos aspectos históricos, legais, orientadores da educação nacional: Constituição Federal (1988), LDBEN Nº 9394/96, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos, seus pareceres (2000; 2001), Os planos nacional e estadual da educação atuais e outros documentos regulatórios. Os procedimentos de análise permitiram observar se a elaboração dos documentos em revisão neste estudo foi pautada nos princípios gerais que regem a modalidade em nível nacional e estadual. Trata de uma revisão das políticas assumidas pelo governo municipal, em tese, nestes documentos, fazendo assim uma breve revisão da literatura. Essa revisão baseou-se também em alguns autores como Freire (1996; 1999), Sacristàn (1998; 2000), Brandão (2008), Paiva (1987), dentre outros. Objetivou-se tão somente a elaborar uma análise dos documentos oficiais, com a pretensão posterior de aprimorá-la e tê-la como referência para uma posterior investigação de campo, sobre a viabilidade dos mesmos, na prática, desde a sua homologação, no âmbito dos sujeitos que constituem a gestão da implementação destes dispositivos
Resumo: The study in this study consisted of an essay, which, in a brief and introductory form, enunciates a documentary analysis on the modality of Basic Education, Youth and Adult Education - EJA in the Municipal Plan of Education (2015) and in the Curricular Proposal - Conceptual Framework (2017) of the educational network of São Luís. This analysis was based on the historical, legal and guiding aspects of national education: Federal Constitution (1988), LDBEN No. 9394/96, the National Curricular Guidelines for Education of Youth and Adult, its opinions (2000; 2001), Current national and state education plans and other regulatory documents. The analysis procedures allowed to observe if the elaboration of the documents under review in this study was based on general principles that govern the modality at the national and state level. It is a review of the policies assumed by the municipal government, in theory, in these documents. A brief review of the literature contained in these documents, in their original versions. This review was also based on some authors such as Freire (1996; 1999), Sacristàn (1998; 2000), Brandão (2008), Paiva (1987), among others. The objective was only to prepare an analysis of the official documents, with the subsequent intention to improve it and have it as a reference for a later field investigation, about the feasibility of the same, in practice, from its homologation, in the scope of the subjects that constitute the management of the implementation of these devices
Palavras-chave: Educação
Proposta Curricular
Modalidade EJA
Plano Municipal de Educação
Education
Curricular Proposal
EJA Modality
Municipal Education Plan
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CECEN - UEMA - Monografias 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - CARLA REGINA ANUNCIAÇÃO GOUVEIA - CECEN UEMA 2018.pdfPDF A457.57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.