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https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5045
Título: | "Cura-me, Senhor, e eu serei curado" (JR 17,14): mística e práticas de cura de doenças no Antgo e no Novo Testamento em perspectiva comparada |
Autor(es): | Elizan Sousa, Santos |
Orientador: | Vieira, Ana Lívia Bomfim |
Membro da Banca: | Zierer, Adriana Maria de Souza |
Membro da Banca: | Costa, Alex Silva |
Data do documento: | 2024-08-20 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | O presente trabalho se propõe a analisar, sob uma ótica comparada, o pensamento místico e as práticas de cura de doenças no Antigo e no Novo Testamento, com o objetivo de compreender como religião, mito e magia faziam parte do contexto judaico-cristão antigo. As narrativas bíblicas não se constituíram de forma isolada e “pura”, mas a partir de constantes processos de interações e trocas culturais com outras sociedades mediterrânicas antigas, em termos de experiências místicas. Partindo dessas proposições, faz-se imperioso relacionar as práticas mágicas de cura a partir da noção de pensamento místico antigo e sua vinculação às narrativas bíblicas, para identificar a presença de termos, palavras, objetos, crenças, praticantes e práticas mágicas na documentação bíblica e, assim, comparar as práticas de cura de doenças entre o Antigo e o Novo Testamento. Por meio da perspectiva interdisciplinar e do comparativismo construtivo, como suportes teóricos e metodológicos, objetivamos contribuir para a compreensão das práticas de cura de doenças e suas recepções nas audiências judaicas e cristãs antigas. Assim, este trabalho contribui para um ampliar de horizontes sobre a mística, como uma estrutura de pensamento amplamente disseminada na Antiguidade, constituída pela tríade religião, mito e magia, e sua relevância no estudo das sociedades mediterrânicas, no geral, e das culturas judaicas e cristãs, no particular. |
Resumo: | This present work aims to analyze, from a comparative perspective, the mystical thought and healing practices of diseases in the Old and New Testaments, with the objective of understanding how religion, myth, and magic were part of the ancient Judeo-Christian context. The biblical narratives did not arise in isolation and “purely”, but rather through continual processes of interaction and cultural exchanges with other ancient Mediterranean societies, in terms of mystical experiences. Based on these propositions, it is essential to relate magical healing practices to the concept of ancient mystical thought and its connection to biblical narratives. This involves identifying the presence of terms, words, objects, beliefs, practitioners, and magical practices in biblical documentation, in order to compare healing practices between the Old and New Testaments. Through an interdisciplinary perspective and constructive comparativism as theoretical and methodological supports, our objective is to contribute to the understanding of healing practices and their receptions among ancient Jewish and Christian audiences. Thus, this work contributes to broadening horizons on mystic as a widely disseminated framework of thought in antiquity, constituted by the triad of religion, myth, and magic, and its relevance in the study of Mediterranean societies in general, and Jewish and Christian cultures in particular. |
Palavras-chave: | Pensamento místico - Cura de Doenças Antigo testamento - Bíblia Sagrada Novo testamento - Bíblia Sagrada Judaico-cristão antigo Narrativas bíblicas Sociedades mediterrânicas antigas Culturas judaicas Antiguidade Mystical Thought - Healing Diseases Old Testament - Holy Bible New Testament - Holy Bible Ancient Judeo-Christian Biblical narratives Ancient Mediterranean Societies Jewish cultures Antique |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em História - CECEN - UEMA - Monografias |
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