Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5045
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorElizan Sousa, Santos-
dc.date.accessioned2025-06-24T13:56:27Z-
dc.date.available2025-06-23-
dc.date.available2025-06-24T13:56:27Z-
dc.date.issued2024-08-20-
dc.identifier.citationSANTOS, Elizan Sousa. "Cura-me, Senhor, e eu serei curado" (JR 17,14): mística e práticas de cura de doenças no Antgo e no Novo Testamento em perspectiva comparada. 2024. 102f. Monografia (Graduação em História Licenciatura) - Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2024. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5045pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5045-
dc.description.abstractThis present work aims to analyze, from a comparative perspective, the mystical thought and healing practices of diseases in the Old and New Testaments, with the objective of understanding how religion, myth, and magic were part of the ancient Judeo-Christian context. The biblical narratives did not arise in isolation and “purely”, but rather through continual processes of interaction and cultural exchanges with other ancient Mediterranean societies, in terms of mystical experiences. Based on these propositions, it is essential to relate magical healing practices to the concept of ancient mystical thought and its connection to biblical narratives. This involves identifying the presence of terms, words, objects, beliefs, practitioners, and magical practices in biblical documentation, in order to compare healing practices between the Old and New Testaments. Through an interdisciplinary perspective and constructive comparativism as theoretical and methodological supports, our objective is to contribute to the understanding of healing practices and their receptions among ancient Jewish and Christian audiences. Thus, this work contributes to broadening horizons on mystic as a widely disseminated framework of thought in antiquity, constituted by the triad of religion, myth, and magic, and its relevance in the study of Mediterranean societies in general, and Jewish and Christian cultures in particular.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPensamento místico - Cura de Doençaspt_BR
dc.subjectAntigo testamento - Bíblia Sagradapt_BR
dc.subjectNovo testamento - Bíblia Sagradapt_BR
dc.subjectJudaico-cristão antigopt_BR
dc.subjectNarrativas bíblicaspt_BR
dc.subjectSociedades mediterrânicas antigaspt_BR
dc.subjectCulturas judaicaspt_BR
dc.subjectAntiguidadept_BR
dc.subjectMystical Thought - Healing Diseasespt_BR
dc.subjectOld Testament - Holy Biblept_BR
dc.subjectNew Testament - Holy Biblept_BR
dc.subjectAncient Judeo-Christianpt_BR
dc.subjectBiblical narrativespt_BR
dc.subjectAncient Mediterranean Societiespt_BR
dc.subjectJewish culturespt_BR
dc.subjectAntiquept_BR
dc.title"Cura-me, Senhor, e eu serei curado" (JR 17,14): mística e práticas de cura de doenças no Antgo e no Novo Testamento em perspectiva comparadapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDSANTOS, E. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5860601208320359pt_BR
dc.contributor.advisor1Vieira, Ana Lívia Bomfim-
dc.contributor.advisor1IDVIEIRA, A. L. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4857035674509717pt_BR
dc.contributor.referee1Zierer, Adriana Maria de Souza-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-5545-5123pt_BR
dc.contributor.referee1IDZIERER, A. M. S.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5098951451070268pt_BR
dc.contributor.referee2Costa, Alex Silva-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-1689-4542pt_BR
dc.contributor.referee2IDCOSTA, A. S.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3804787883665630pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho se propõe a analisar, sob uma ótica comparada, o pensamento místico e as práticas de cura de doenças no Antigo e no Novo Testamento, com o objetivo de compreender como religião, mito e magia faziam parte do contexto judaico-cristão antigo. As narrativas bíblicas não se constituíram de forma isolada e “pura”, mas a partir de constantes processos de interações e trocas culturais com outras sociedades mediterrânicas antigas, em termos de experiências místicas. Partindo dessas proposições, faz-se imperioso relacionar as práticas mágicas de cura a partir da noção de pensamento místico antigo e sua vinculação às narrativas bíblicas, para identificar a presença de termos, palavras, objetos, crenças, praticantes e práticas mágicas na documentação bíblica e, assim, comparar as práticas de cura de doenças entre o Antigo e o Novo Testamento. Por meio da perspectiva interdisciplinar e do comparativismo construtivo, como suportes teóricos e metodológicos, objetivamos contribuir para a compreensão das práticas de cura de doenças e suas recepções nas audiências judaicas e cristãs antigas. Assim, este trabalho contribui para um ampliar de horizontes sobre a mística, como uma estrutura de pensamento amplamente disseminada na Antiguidade, constituída pela tríade religião, mito e magia, e sua relevância no estudo das sociedades mediterrânicas, no geral, e das culturas judaicas e cristãs, no particular.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqCiências humanaspt_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
dc.subject.cnpqHIstória do Brasilpt_BR
dc.subject.cnpqHistória Regional do Brasilpt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em História - CECEN - UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - ELIZAN SOUSA SANTOS.pdfPDF A829.45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.