Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5002
Título: Máquinas, muros e o galo impertinente: o realismo mágico literário de José J. Veiga na reflexão acerca da ditadura militar no Brasil e proposta didática para ensino de história
Autor(es): Mota, Bianca Zaene Rodrigues
Orientador: Costa, Moab César Carvalho
Membro da Banca: Dalmás, Carine
Membro da Banca: Santana, Gilberto Freire de
Data do documento: 2024-04-26
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: Esse trabalho se dedica a pesquisar a relação das obras do gênero realismo mágico do autor goiano José J. Veiga com o contexto de ditadura militar em que foram publicadas, apontando maneiras de utilizar essa linguagem literária no ensino de história do período. Para tal, são revisadas as pesquisas da área de história que enfocam a literatura do período ditatorial e analisados os contos O Galo Impertinente (1967) e A Máquina Extraviada (1967) e o romance Sombras de Reis Barbudos (1972) de José J. Veiga a partir da noção de representação de Roger Chartier (1991;2010). O trabalho tem como objetivo a elaboração de um produto didático em formato de ebook voltado a professores do 9º ano do Ensino Fundamental, com orientações para uso da literatura em sala no ensino do conteúdo de ditadura militar. A partir da perspectiva da educação histórica objetivasse contribuir na consciência histórica acerca do período ditatorial.
Resumo: This work is dedicated to researching the relationship between the works of magical realism by Goiás author José J. Veiga and the context of the military dictatorship in which they were published, pointing out ways of using this literary language in teaching the history of the period. To this end, research in the field of history that focuses on the literature of the dictatorship period is reviewed and the short stories O Galo Impertinente (1967) and A Máquina Extraviada (1967) and the novel Sombras De Reis Barbudos (1972) by José J. Veiga are analyzed based on Roger Chartier's notion of representation (1991;2010). The aim of the work is to produce a didactic product in ebook format for teachers of the 9th grade of elementary school, with guidelines for using literature in the classroom to teach the content of the military dictatorship. From the perspective of history education, the aim was to contribute to historical awareness of the dictatorial period.
Palavras-chave: Ensino de História
História - Licenciatura
Ditadura militar
José J. Veiga
Realismo mágico
Literatura - ensino história
O Galo Impertinente
A Máquina Extraviada
Sombras de Reis Barbudos
Romance
Conto
Ensino fundamental
Produto didático
History Teaching
History - Bachelor's Degree
Military dictatorship
Magical realism
Literature - teaching history
The Naughty Rooster
The Lost Machine
Shadows of Bearded Kings
Tale
Elementary education
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em História - CECEN - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO - BIANCA ZAENE RODRIGUES MOTA - PPGHIST CECEN UEMA 2024.pdfPDF A570.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.