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https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4969
Título: | Alunos com deficiência visual no ensino regular e o seu processo de Ensino-Aprendizagem |
Título(s) alternativo(s): | Visually impaired students in regular education and their teaching-learning process |
Autor(es): | Nascimento, Victoria Laís da Silva |
Orientador: | Rabelo, Maria José Santos |
Membro da Banca: | Conceição, Melcka Yulle |
Membro da Banca: | Lima, Suely Sousa |
Data do documento: | 2019 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | A deficiência visual caracteriza-se por apresentar limitação e perda das funções básicas do sistema visual. O indivíduo, por consequência da deficiência visual, sofre limitações e dificuldades para adaptar-se ao meio social, e, quando inserido no contexto escolar, não é diferente, poderá enfrentar dificuldades para socializar-se e na realização de atividades. Mas, em geral, é notória a extrema habilidade em outras áreas. Desse modo, estudos a respeito do processo de ensino-aprendizagem da pessoa com deficiência têm mostrado alguns caminhos que asseguram a inserção do indivíduo com deficiência visual no espaço regular de ensino. O presente estudo tem como objetivo analisar como ocorre o processo de ensino-aprendizagem do estudante com deficiência visual na escola regular. A pesquisa de campo foi realizada em uma escola da rede pública municipal de São Luís-MA. A metodologia adotada foi de cunho qualitativo, com o uso de material bibliográfico e documental como ferramentas norteadoras. Na coleta de dados, foram utilizadas observações e entrevistas semiestruturadas, tendo como público-alvo estudantes com deficiência visual e a comunidade escolar. Fazendo a análise das observações e entrevistas, notou-se que a prática pedagógica vem deixando muito a desejar, não há uma preocupação em adequar os conteúdos à realidade e pensar em ações internas que proporcionem um melhor desempenho. Conclui-se que o processo de ensino-aprendizagem do estudante com deficiência visual no ensino regular é uma tarefa complexa, que exige do educador um olhar diferenciado, de modo a perceber e respeitar a diversidade e a diferença de cada educando, propondo atender às especificidades individuais e coletivas de cada um. Antes de tudo, é necessário preparar o profissional com palestras, cursos, orientações de como usar as tecnologias e recursos disponíveis, uma vez que se tornam instrumentos essenciais no processo de ensino-aprendizagem do educando, pois nem sempre os professores estão capacitados para proporcionar uma aprendizagem significativa, e o educando acaba sendo visto, muitas vezes, como um “problema”, ficando à margem |
Resumo: | Visual impairment is characterized by limitation and loss of basic functions of the visual system. The individual, as a consequence of visual impairment, suffers from limitations and difficulties in adapting to the social environment and when inserted in the school context is not different, may face difficulties to socialize and also to carry out activities. But, in general, is notorious for the extreme skill in other areas. Thus, studies about teaching-learning process of people with disabilities have shown some ways that ensure the insertion of the visually impaired in the regular educational space. This study aims to analyze how the teaching-learning process of the student with visual deficiency occurs in the regular school. Field research was carried out at a school in the municipal public network of São Luís-MA. The methodology adopted was qualitative, using bibliographical and documentary material as guiding tools. In the date collection, observations and semi-structured interviews were used, targeting visually impaired students and the school community. By analyzing the observations and interviews, it was noted that the pedagogical practice is leaving much to be desired, there is a concern to adapt the contents to reality and think of internal actions that provide a better performance. It is considered that the teaching-learning process of the visually impaired student in regular education is a complex task, which requires the educator to look differently in order to perceive and respect the diversity and difference of each student, proposing to attend to the individual and collective specificities of each one. First of all, it is necessary to prepare the professional with lectures, courses, guidelines on how to use the available technologies and resources, since they become essential tools in the teaching-learning process of the student, since teachers are not always able to provide a meaningful learning, and the learner is often seen as a “problem”, staying on the sidelines |
Palavras-chave: | Deficiência visual Ensino-Aprendizagem Inclusão Meio social Visual impairment Inclusion Teaching-Learning Social environment |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - CECEN - UEMA - Monografias |
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TCC - VICTÓRIA LAÍS DA SILVA NASCIMENTO - LICENCIATURA EM PEDAGOGIA - CECEN UEMA 2019.pdf | PDF A | 1.18 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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