Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4959
Título: | Uma proposta pedagógica para o ensino de operações com números inteiros através da metodologia da resolução de problema no letramento matemático para 1ª série do ensino médio |
Título(s) alternativo(s): | A pedagogical proposal for teaching operations with integers through the problem-solving methodology in mathematical literacy for the 1st year of high school. |
Autor(es): | Amorim, Luzielma Marques |
Orientador: | Barbosa, Mauro Guterres |
Membro da Banca: | Alves , Carlindo Lisboa |
Membro da Banca: | Gonçalves, Raimundo Merval Morais |
Data do documento: | 2025-02-06 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo apresentar uma proposta pedagógica para o ensino da unidade temática 8Números9, utilizando a Metodologia de Resolução de Problemas, destinada aos estudantes da primeira série do ensino médio. Inicialmente, realizamos uma revisão de pesquisas que tratam do letramento matemático. Para isso, foram analisadas 8Comunicações Científicas9 publicadas nos Anais do XIV Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM), focando no ensino de operações com números inteiros no primeiro ano do ensino médio. O método adotado foi, uma abordagem qualitativa, com o intuito de compreender como ocorre a integração entre o letramento matemático e os objetos de conhecimento da unidade temática 8Números9. Nesse contexto, destacamos a presença da metodologia de resolução de problemas e da educação matemática crítica em favor do letramento matemático no ensino dessa unidade. Assim, concluímos que a resolução de problemas, enquanto metodologia, contribui de maneira significativa para a aprendizagem matemática dos estudantes, tornando o processo de ensino mais eficiente e dinâmico, ao permitir que os alunos pratiquem e apliquem seus conhecimentos prévios e os adquiridos durante as aulas |
Resumo: | This research aims to present a pedagogical proposal for teaching the thematic unit 'Numbers', using the Problem Solving Methodology, aimed at students in the first year of high school. Initially, we carried out a review of research that deals with mathematical literacy. For this, 8Scientific Communications9 published in the Annals of the XIV National Meeting of Mathematics Education (ENEM) were proven, focusing on teaching operations with integers in the first year of high school. The method adopted was, combining qualitative approaches, with the aim of understanding how the integration between mathematical literacy and the objects of knowledge of the thematic unit 8Numbers9 occurs. In this context, we highlight the presence of problem-solving methodology and critical mathematical education in favor of mathematical literacy in the teaching of this unit. Thus, we conclude that problem solving, as a methodology, contributes significantly to students' mathematical learning, making the teaching process more efficient and dynamic, by allowing students to practice and apply their previous knowledge and that acquired during classes |
Palavras-chave: | Letramento Matemático Resolução de Problemas Ensino Médio Mathematical Literacy Problem Solving High School |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Matemática - CECEN - UEMA - Proposta Pedagógica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC – LUZIELMA MARQUES AMORIM, VALÉRIA DA MACENA OLIVEIRA SILVA – LIC. EM MATEMÁTICA – CECEN UEMA 2025.pdf | PDF A | 739.16 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.