Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4959
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAmorim, Luzielma Marques-
dc.date.accessioned2025-06-05T19:10:56Z-
dc.date.available2025-06-05-
dc.date.available2025-06-05T19:10:56Z-
dc.date.issued2025-02-06-
dc.identifier.citationAMORIM, Luzielma Marques, Uma proposta pedagógica para o ensino de operações com números inteiros através da metodologia da resolução de problema no letramento matemático para 1ª série do ensino médio. 2024. 72f. Proposta Pedagógica (Licenciatura em Matemática) - Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA, 2024. Disponível em:https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4959pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4959-
dc.description.abstractThis research aims to present a pedagogical proposal for teaching the thematic unit 'Numbers', using the Problem Solving Methodology, aimed at students in the first year of high school. Initially, we carried out a review of research that deals with mathematical literacy. For this, 8Scientific Communications9 published in the Annals of the XIV National Meeting of Mathematics Education (ENEM) were proven, focusing on teaching operations with integers in the first year of high school. The method adopted was, combining qualitative approaches, with the aim of understanding how the integration between mathematical literacy and the objects of knowledge of the thematic unit 8Numbers9 occurs. In this context, we highlight the presence of problem-solving methodology and critical mathematical education in favor of mathematical literacy in the teaching of this unit. Thus, we conclude that problem solving, as a methodology, contributes significantly to students' mathematical learning, making the teaching process more efficient and dynamic, by allowing students to practice and apply their previous knowledge and that acquired during classesen
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLetramento Matemáticopt_BR
dc.subjectResolução de Problemaspt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectMathematical Literacypt_BR
dc.subjectProblem Solvingpt_BR
dc.subjectHigh Schoolpt_BR
dc.titleUma proposta pedagógica para o ensino de operações com números inteiros através da metodologia da resolução de problema no letramento matemático para 1ª série do ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeA pedagogical proposal for teaching operations with integers through the problem-solving methodology in mathematical literacy for the 1st year of high school.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5567548018125148pt_BR
dc.contributor.advisor1Barbosa, Mauro Guterres-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-8508-2508pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6202191980533317pt_BR
dc.contributor.referee1Alves , Carlindo Lisboa-
dc.contributor.referee1IDALVES, C. L.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6444764198621493pt_BR
dc.contributor.referee2Gonçalves, Raimundo Merval Morais-
dc.contributor.referee2IDGONÇALVES, R. M. M.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9739736435392509pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo apresentar uma proposta pedagógica para o ensino da unidade temática 8Números9, utilizando a Metodologia de Resolução de Problemas, destinada aos estudantes da primeira série do ensino médio. Inicialmente, realizamos uma revisão de pesquisas que tratam do letramento matemático. Para isso, foram analisadas 8Comunicações Científicas9 publicadas nos Anais do XIV Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM), focando no ensino de operações com números inteiros no primeiro ano do ensino médio. O método adotado foi, uma abordagem qualitativa, com o intuito de compreender como ocorre a integração entre o letramento matemático e os objetos de conhecimento da unidade temática 8Números9. Nesse contexto, destacamos a presença da metodologia de resolução de problemas e da educação matemática crítica em favor do letramento matemático no ensino dessa unidade. Assim, concluímos que a resolução de problemas, enquanto metodologia, contribui de maneira significativa para a aprendizagem matemática dos estudantes, tornando o processo de ensino mais eficiente e dinâmico, ao permitir que os alunos pratiquem e apliquem seus conhecimentos prévios e os adquiridos durante as aulaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqMatemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Matemática - CECEN - UEMA - Proposta Pedagógica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC – LUZIELMA MARQUES AMORIM, VALÉRIA DA MACENA OLIVEIRA SILVA – LIC. EM MATEMÁTICA – CECEN UEMA 2025.pdfPDF A739.16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.