Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4949
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Benedita Andréia Costa-
dc.date.accessioned2025-06-03T19:09:17Z-
dc.date.available2025-06-03-
dc.date.available2025-06-03T19:09:17Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationSILVA, Benedita Andréia Costa. Ensino e aprendizagem de conceitos matemáticos: dificuldades e possibilidades metodológicas nos anos iniciais. 66 f. Monografia (Curso de Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Estadual do Maranhão, Centro de Educação Ciências Exatas e Naturais, 2019. Disponível em:https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4949pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4949-
dc.description.abstractThe present work brings reflections on the teaching of basic mathematical concepts in the early years from the experience lived in the Institutional Program of Extension Scholarships of the State University of Maranhão, from 2015-2016, held in a municipal school of São Luís, whose The project's theme was <Teaching and Learning Mathematical Concepts in the Early Years=. The objective of the research was to analyze how the teaching of mathematical basic concepts by the teacher influences the student learning, as well as how they can be worked aiming at an improvement in the teaching quality. The methodology was a qualitative approach, using bibliographic research, legal document analysis and action research. Data collection included a questionnaire with open and closed questions, semi-structured interviews, participatory observation and workshops with students and teachers. As input, we used theorists who explain the evolutionary process of the discipline and the factors related to the teaching of mathematical concepts from the perspective of the education of the pedagogue, the challenges of practice and the new methodological proposals. Finally, we discuss the results of the research from the workshops, highlighting the positive aspects that promoted an update and improvement of the practice of teachers and students of the school where it was developed, as well as the discussion about some limitations that occurred during the workshop project applicationpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConceitos Matemáticospt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectFormação do Pedagogopt_BR
dc.subjectPrograma Institucionalpt_BR
dc.subjectMathematical Conceptspt_BR
dc.subjectMethodologypt_BR
dc.subjectPedagogue Trainingpt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectInstitutional Programpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.titleEnsino e aprendizagem de conceitos matemáticos: dificuldades e possibilidades metodológicas nos anos iniciaispt_BR
dc.title.alternativeTeaching and learning mathematical concepts: difficulties and methodological possibilities in the early yearspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Rabelo, Maria José Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6613998580730779pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Nadja Fonseca da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9850574903473891pt_BR
dc.contributor.referee2Lima, Suely Sousa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3851933192586519pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho traz reflexões sobre o ensino de conceitos básicos matemáticos nos anos iniciais a partir da experiência vivenciada no Programa Institucional de Bolsas de Extensão da Universidade Estadual do Maranhão, no período de 2015- 2016, realizado em uma escola municipal de São Luís, cuja temática do projeto foi <Ensino e Aprendizagem de Conceitos Matemáticos nos Anos Iniciais=. O objetivo da pesquisa foi analisar como o ensino de conceitos básicos matemáticos pelo professor influencia na aprendizagem do aluno, bem como a forma como estes podem ser trabalhados visando uma melhoria na qualidade do ensino. A metodologia foi de abordagem qualitativa, com o uso da pesquisa bibliográfica, da análise de documentos legais e a pesquisa-ação. Na coleta de dados foram utilizados o questionário com questões abertas e fechadas, a entrevista semiestruturada, observação participativa e realização de oficinas com alunos e professoras. Como aporte recorreu-se a teóricos que explicam o processo evolutivo da disciplina e os fatores relacionados ao ensino de conceitos matemáticos na perspectiva da formação do pedagogo, dos desafios da prática e das novas propostas metodológicas. Por fim, discutimos os resultados da pesquisa a partir da realização das oficinas, destacando os aspectos positivos que promoveram uma atualização e aprimoramento da prática das professoras e alunos da escola onde foi desenvolvida, bem como a discussão em torno de algumas limitações que ocorreram durante a aplicação do projeto.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagempt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CECEN - UEMA - Monografias 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - BENEDITA ANDRÉIA COSTA SILVA - CECEN UEMA 2019.pdfPDF A392.87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.