Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4933
Título: Avaliação da aprendizagem dos estudantes com Transtorno do Espectro Autismo no ensino comum
Título(s) alternativo(s): Assessment of learning of students with Autism Spectrum Disorder Autism in mainstream education
Autor(es): Sousa, Valéria Silva de
Orientador: Branco, Priscila de Sousa Barbosa Castelo
Membro da Banca: Costa, Antônio Henrique França
Membro da Banca: Rocha, Lívia Janine Leda Fonseca
Data do documento: 2019
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: O presente estudo monográfico, intitulado Avaliação da aprendizagem do estudante com Transtorno do Espectro Autista, objetivou analisar como tem se dado a avaliação da aprendizagem do estudante com Transtorno do Espectro Autista matriculado no 2º ano do ensino fundamental da rede municipal. Este estudo debruçou-se sobre a exclusão escolar, a educação especial sob a perspectiva da educação inclusiva, os tipos de avaliação, a avaliação da aprendizagem e a avaliação da aprendizagem na rede municipal de São Luís-Maranhão; por fim, o percurso metodológico visando à concretização desta pesquisa e à obtenção dos resultados sobre a aprendizagem do estudante com Transtorno do Espectro Autismo. Para tanto, adotou-se pesquisa de caráter exploratório e descritivo, tendo como base autores como Luckesi (2003, 2011), Orrú (2011, 2012) e Sassaki (2006), e contou-se com a participação de duas professoras, uma da classe comum e outra do Atendimento Educacional Especializado, e de uma técnica da Secretaria Municipal de Educação. Inicialmente, abordou-se o Transtorno do Espectro Autismo, atrelado a contexto histórico, diagnóstico, características, intervenção e aprendizagem do estudante com autismo. Como instrumento de coleta de dados, optou-se por observações do cotidiano escolar do estudante, tanto na classe comum quanto na sala do Atendimento Educacional Especializado, e entrevistas no intuito de comparar a avaliação da aprendizagem dele nos dois ambientes. Os resultados obtidos demonstraram que a avaliação ainda precisa ser muito desmitificada e que apenas a atribuição de nota não se faz suficiente, dada a importância da preocupação com a aprendizagem do estudante com deficiência. Com esta pesquisa, espera-se contribuir para que a avaliação da aprendizagem escolar do estudante com Transtorno do Espectro Autismo seja vista com mais seriedade e a importância do trabalho multidisciplinar para o desenvolvimento da autonomia do estudante seja devidamente reconhecida
Resumo: The present monographic study, titled Assessment of the learning of student with Autistic Spectrum Disorder, aimed at analyzing how the assessment of the learning of student with Autistic Spectrum Disorder enrolled in the 2nd year of the elementary school of the municipal network has been. This study leaned over school exclusion, special education under the inclusive education perspective, types of evaluation, learning assessment and learning assessment in the municipal network of São Luís - MA; lastly, the methodological route aiming at the accomplishment of this research and attaining the results about the learning of the student with Autism Spectrum Disorder. For that, exploratory and descriptive research was adopted, based on authors such as Luckesi (2005, 2011), Orrú (2011, 2012) and Sassaki (2006), and two professors participated, one from common class and another from Specialized Educational Service, and a technician of the Municipal Education Department. Initially, Autism Spectrum Disorder was discussed, linked to the historical context, diagnosis, characteristics, intervention and learning of the student with autism. As an instrument of data collection, it was decided to observe this student, both in the common classroom and in the Specialized Educational Service room, and interviews in order to compare his learning evaluation in both environments. The results obtained showed that the evaluation still needs to be very demystified and that the attribution of a grade by itself is not enough, given the importance of the concern with the learning of the student with a disability. With this research, it is expected there is a contribution so that the evaluation of scholarly learning of students with Autism Spectrum Disorder will be seen more seriously and the importance of multidisciplinary work for the development of student autonomy will be duly recognized
Palavras-chave: Avaliação da Aprendizagem
Educação Especial
Autismo
Ensino Fundamental
Exclusão escolar
Rede municipal
Learning Assessment
Autism
School exclusion
Special Education
Elementary Education
Municipal network
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CECEN - UEMA - Monografias 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - VALÉRIA SILVA DE SOUSA - CECEN UEMA 2019.pdfPDF A607.21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.