Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4932
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSiqueira, Luciana Carla dos Santos Silva-
dc.date.accessioned2025-06-02T17:05:02Z-
dc.date.available2025-06-02-
dc.date.available2025-06-02T17:05:02Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationSIQUEIRA, Luciana Carla dos Santos Silva. A matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: material concreto como possibilidade de construção da aprendizagem significativa. 2019. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2019. Disponível em:https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4932pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4932-
dc.description.abstractThis work aims to analyze the use of concrete material as a possibility to construct meaningful learning in the teaching of Mathematics in the Early Years of Elementary School. We sought to identify the contributions of concrete materials as mediators in the construction of mathematical meanings and concepts by students. The methodology of the research was constituted with a qualitative and exploratory and descriptive approach. It is a case study that began with the bibliographic survey in database, internet and periodicals. The data collection was subsidized with semistructure interview and the use of questionnaires with teachers and students of the 5th grade of elementary school in a municipal public school in São Luís - MA. As a theoretical reference, we used the ideas of Ausubel (1968), Lorenzato (2006), D'Ambrósio (1986), Kishimoto (2009), among others. The results of this research demonstrated the importance of the diversified use of didactic resources so that Mathematics classes become more dynamic and attractive to students, so that in planning and carrying out the pedagogical practice, teachers work the mathematical contents articulated to everyday life, thus contributing to the construction of meaningful learning for students in the early years of Elementary School. In this perspective, it is understood that the use of concrete material contributes to the construction of mathematical knowledge when the teacher mediates from a critical and reflexive pedagogical praxis will develop with students the autonomy to solve problemspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMaterial concretopt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectConceitos matemáticospt_BR
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.subjectConcrete materialpt_BR
dc.subjectMeaningful learningpt_BR
dc.subjectMathematical conceptspt_BR
dc.subjectMathematics educationpt_BR
dc.subjectElementary Educationpt_BR
dc.subjectPublic schoolpt_BR
dc.titleA matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: material concreto como possibilidade de construção da aprendizagem significativapt_BR
dc.title.alternativeMathematics in the early years of elementary school: concrete material as a possibility for constructing meaningful learningpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8707913271377592pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Nadja Fonseca da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9850574903473891pt_BR
dc.contributor.referee1Rodrigues, Sannya Fernanda Nunes-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-6492-7732pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5638131664583072pt_BR
dc.contributor.referee2Sousa, Dolores Cristina-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0037600413265900pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo analisar o uso do material concreto como possibilidade de construção da aprendizagem significativa no ensino da Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Buscou-se identificar as contribuições dos materiais concretos enquanto mediadores na construção de significados e conceitos matemáticos pelos estudantes. A metodologia da pesquisa se constituiu com abordagem qualitativa e de cunho exploratório e descritivo. Trata-se de um estudo de caso que se iniciou com o levantamento bibliográfico em base de dados, internet e periódicos. A coleta dos dados foi subsidiada com entrevista semiestruturada e uso de questionários com professores e estudantes do 5º.ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal de São Luís - MA. Como referencial teórico, recorreu-se as ideias de Ausubel (1968), Lorenzato (2008), D9Ambrósio (1986), Kishimoto (2009), entre outros. Os resultados dessa pesquisa demonstraram a importância do uso diversificado de recursos didáticos para que as aulas de Matemática se tornem mais dinâmicas e atrativas aos estudantes, de modo que ao planejar e realizar a prática pedagógica, os professores trabalhem os conteúdos matemáticos articulados a vida cotidiana, contribuindo assim, para a construção de aprendizagens significativas dos estudantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Nesta perspectiva, compreende-se que o uso do material concreto contribui para a construção do conhecimento matemático quando o professor faz a mediação a partir de uma práxis pedagógica crítica e reflexiva desenvolverá com os estudantes, a autonomia para resolução de problemaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagempt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CECEN - UEMA - Monografias 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - LUCIANA CARLA DOS SANTOS SILVA SIQUEIRA - CECEN UEMA 2019.pdfPDF A801.27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.