Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4927
Título: Estratégia para o consumo ou reconhecimento da diversidade? Análise de Discurso Crítico da representação identitária feminina na campanha da marca Dove
Título(s) alternativo(s): Strategy for consumption or recognition of diversity? Critical Discourse Analysis of female identity representation in the Dove brand campaign
Autor(es): Lima, Iani Vanessa da Silva
Orientador: Peixoto, Gercivaldo Vale
Data do documento: 2019
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: Esta pesquisa monográfica buscou analisar historicamente a representação da identidade feminina na publicidade, tendo como foco se a diversidade apresentada na campanha <Existe beleza fora da caixa=, no ano de 2016, da empresa de cosméticos e de produtos de higiene pessoal, da marca Dove, é usada como valorização da identidade feminina ou como forma de estratégia para o consumo. Assim, analisou-se como as mulheres foram retratadas na publicidade, tanto no modo verbal quanto imagético, bem como discutiu os sentidos ideológicos exibidos, e se esses reforçam ou refutam os padrões estéticos vigentes. Desta forma, a pesquisa tem como base teórica a Análise de Discurso Crítica (ADC), uma vez que diz respeito à questão da identidade e da influência dos veículos de massa, por isso utilizou-se a Análise Tridimensional do Discurso de Fairclough (2001). Além da ADC, este estudo também foi baseado em autores que abordam a temática em questão, como: Gonçalez (2009), Hall (2006), Fischer (2007), sendo ainda uma pesquisa de caráter descritivo e que se ancorou num método dedutivo. A proposta deste trabalho foi estimular a interpretação mais crítica dos discursos que expõem a diversidade identitária feminina, pelo fato dos anúncios serem presentes nas mídias de massa, possibilitando modelos de identificação e de comportamento, reforçando ou minimizando estereótipos. Percebeu-se que, apesar da campanha da Dove tentar quebrar estereótipos, ainda existem os discursos velados normatizadores que estão relacionados com o padrão de beleza feminino. Esta pesquisa tem a finalidade de intervir na realidade por meio da proposta da construção de um plano de aula na área educacional, bem como incentivar pesquisadores a realizarem outros trabalhos sobre essa temática, tendo em vista a contribuição à conscientização da quebra de estereótipo ainda visto na sociedade atual.
Resumo: This monographic research sought to historically analyze the representation of female identity in advertising, focusing on whether the diversity presented in the 2016 campaign <There is beauty outside the box=, by the cosmetics and personal hygiene products company Dove, is used to enhance female identity or as a form of consumption strategy. Thus, it analyzed how women were portrayed in advertising, both verbally and through images, as well as discussing the ideological meanings displayed, and whether these reinforce or refute current aesthetic standards. Thus, the research is theoretically based on Critical Discourse Analysis (CDA), since it concerns the issue of identity and the influence of mass media, which is why Fairclough's Three-Dimensional Discourse Analysis (2001) was used. In addition to the ADC, this study was also based on authors who address the topic in question, such as: Gonçalez (2009), Hall (2006), Fischer (2007), and is also a descriptive study that was anchored in a deductive method. The purpose of this work was to encourage a more critical interpretation of the discourses that expose female identity diversity, since advertisements are present in mass media, enabling models of identification and behavior, reinforcing or minimizing stereotypes. It was noted that, despite the Dove campaign trying to break stereotypes, there are still veiled normative discourses that are related to the female beauty standard. This research aims to intervene in reality by proposing the construction of a lesson plan in the educational area, as well as to encourage researchers to carry out other work on this topic, with a view to contributing to the awareness of breaking stereotypes still seen in today's society.
Palavras-chave: Identidade
ADC
Discurso
Padrão de beleza
Discurso crítica
Análise de discurso
Propaganda
Gênero
Contemporaneidade
Identidade
Real
Irreal
Diversidade identitária
Identity
Discourse
Beauty standard
Critical discourse
Discourse analysis
Advertising
Gender
Contemporaneity
Identity
Real
Unreal
Identity diversity
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa - Campus Itapecuru-Mirim UEMA - Monografias



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.