Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4923
Título: O tratamento do sujeito sintático nos livros didáticos de língua portuguesa: flexão linguística e proposta didática
Título(s) alternativo(s): The treatment of the syntactic subject in Portuguese language textbooks: linguistic inflection and didactic proposal
Autor(es): Santos, Leandro de Assis Nascimento dos
Orientador: Santos, Renato Gomes dos
Data do documento: 2019
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: Esta pesquisa monográfica buscou analisar o tratamento dado à categoria sintática do sujeito pelo livro didático de língua portuguesa, pois, uma vez que este é o principal recurso pedagógico de auxílio do professor, é importante uma reflexão sobre como o sujeito sintático é apresentado ao aluno através desse material didático. Para a composição do corpus de investigação, foram selecionados cinco livros do ensino fundamental, sendo eles: Português Linguagens, de Cereja e Magalhães (2015), 7º e 8º ano; Singular & Plural: leitura produção e estudos de linguagem, de Figueiredo, Balthasar e Goulart (2015); Para viver juntos: português, de Penteado (2015), 7º e 8º. E dois livros da segunda série do ensino médio, a saber: Se liga na língua: literatura, produção de texto e linguagem, de Ormundo e Siniscalchi (2016), 3ª série; Novas palavras, de Amaral [et al.] (2016), 2ª série. Todos as obras foram aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). A escolha das séries seguiu o critério de abordagem do conteúdo dessa pesquisa. Nesse TCC, ancorou-se em autores referenciais que tratam da abordagem do sujeito (TRAVAGLIA; 2007, CASTILHO; 2016) além dos gramáticos (BECHARA, 2015; PERINI, 2004), entre outros. Além disso, objetivou-se comparar as abordagens do sujeito sintático no ensino fundamental e no ensino médio, verificando se a concepção e a reflexão acerca desse termo são graduais ou se são expostos com os mesmos níveis de complexidade, e, apresentar uma nova proposta didática para o tratamento do sujeito. Os resultados encontrados demonstram que, tanto nos livros didáticos do ensino fundamental como médio, houve poucas reformulações no que se refere ao tratamento do sujeito sintático, este ainda é apresentado sob a perspectiva puramente da gramática normativa, priorizando-se as análises gramaticais, sem problematizações e sem reflexão sobre o uso da língua.
Resumo: This undergraduate thesis research pursued to analyze the treatment given to the syntactic category of the subject by the Portuguese language textbook inasmuch as, since this is the main pedagogical resource of the teacher's assistance, it is important to reflect on how the syntactic subject is presented to the student through this learning material. For the composition of the research corpus, five elementary school's books were selected: <Português Linguagens= by Cereja and Magalhães (2015) - 7th and 8th grades; <Singular & Plural: leitura, produção e estudos de linguagem= by Figueiredo, Balthasar and Goulart (2015); <Para viver juntos: Português= by Penteado (2015) - 7th and 8th grades, and also two books of the second grade of high school, namely: <Se liga na língua: literatura, produção de texto e linguagem= by Ormundo and Siniscalchi (2016) - 3rd grade; <Novas palavras= by Amaral [et al.] (2016) - 2nd grade. All textbooks were approved by <Programa Nacional do Livro Didático (PNLD)= (in English: <National Textbook Program). The choice of the grades followed the criteria of approach of the content of this research. In this thesis, we have based on reference authors dealing with the subject's approach (TRAVAGLIA, 2007, CASTILHO, 2016), beyond the grammarians (BECHARA, 2015, PERINI, 2004), among others. Furthermore, the aim of this study is to compare the approaches of the syntactic subject in elementary and secondary education, verifying if the conception and the reflection about this term are gradual or if they are exposed to the same levels of complexity, and to present a new didactic proposal for the treatment of the subject. The results demonstrated in both elementary and middle school textbooks, there were few reformulations regarding the treatment of the syntactic subject. It is still presented from the perspective of merely normative grammar by prioritizing grammatical analyzes without any problematization and without reflection on the use of language.
Palavras-chave: Reflexão Linguística
Gramática
Sujeito Sintático
Livro Didático
Proposta Didática
Língua
Gramática
Ensino
Gramática Normativa
Antagonista
Gramática Descritiva
Co-Protagonista
Gramática Internalizada
Gramática De Usos
Protagonista
Sujeito Sintático
Função Textual
Função Gramatical
Atividades Lúdicas
Ensino Fundamental
Desafios Linguísticos
Linguistic Reflection
Grammar
Syntactic Subject
Textbook
Didactic Proposal
Language
Grammar
Teaching
Normative Grammar
Antagonist
Descriptive Grammar
Co-Protagonist
Internalized Grammar
Grammar of Use
Protagonist
Syntactic Subject
Textual Function
Grammatical Function
Playful Activities
Elementary Education
Linguistic Challenges
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa - Campus Itapecuru-Mirim UEMA - Monografias



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.