Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4914
Título: | Do terreiro para sala de aula: construção e uso de uma sequência didática sobre religiões de matriz africana na educação básica |
Título(s) alternativo(s): | From the terreiro to the classroom: construction and use of a didactic sequence on African-based religions in basic education |
Autor(es): | Souza, Ennio Silva de |
Orientador: | Reis, Marcus Vinicius de Freitas |
Membro da Banca: | Ribeiro, Jakson dos Santos |
Membro da Banca: | Cordeiro, Maria da Conceição da Silva |
Data do documento: | 2024-03-28 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | A pesquisa trata sobre os estereótipos referentes às religiões de matriz africana e a atuação da escola para a desconstrução deles. Faz uma análise da presença do africano escravizado no processo de colonização do Brasil, bem como as condições às quais os negros foram colocados após a abolição da escravatura. Aponta a religiosidade como elemento fundamental de resistência dos africanos escravizados, assim como elemento de suas identidades, e as religiões de matriz africana como elemento constituinte da cultura brasileira. Realiza breve percurso nas mudanças legais que levaram à Lei 10639/03 que trata da obrigatoriedade do ensino da história e cultura africana e afro-brasileira. Visa a elaboração de uma sequência didática como produto educacional que auxilie o professor na temática sobre religiões de matriz africana. Se baseia na pesquisa bibliográfica por meio de livros e artigos, no formato físico e digital referentes às temáticas abordadas na pesquisa. |
Resumo: | The research deals with the stereotypes related to religions of African origin and the performance of the school for their deconstruction. It makes an analysis of the presence of the enslaved African in the process of colonization of Brazil, as well as the conditions to which blacks were placed after the abolition of slavery. It points to religiosity as a fundamental element of resistance of enslaved Africans, as well as an element of their identities, and religions of African origin as a constituent element of Brazilian culture. It makes a brief journey in the legal changes that led to Law 10639/03 that deals with the mandatory teaching of African and Afro- Brazilian history and culture. It aims at the elaboration of a didactic sequence as an educational product that assists the teacher in the theme about religions of African origin. It is based on bibliographic research through books and articles, in physical and digital format referring to the themes addressed in the research. |
Palavras-chave: | Ensino de história Religiosidade Matriz africana Ensino Brasil Cultura africana History teaching religiosity african matrix teaching African culture |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em História - CECEN - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO - ENNIO SILVA DE SOUZA - PPGHIST CECEN UEMA 2024.pdf | PDF/A | 1.03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.