Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4914
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Ennio Silva de-
dc.date.accessioned2025-05-29T20:52:05Z-
dc.date.available2025-05-29-
dc.date.available2025-05-29T20:52:05Z-
dc.date.issued2024-03-28-
dc.identifier.citationSOUZA, Ennio Silva de. Do terreiro para sala de aula: construção e uso de uma sequência didática sobre religiões de matriz africana na educação básica. 2024. 96f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2024. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4914pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4914-
dc.description.abstractThe research deals with the stereotypes related to religions of African origin and the performance of the school for their deconstruction. It makes an analysis of the presence of the enslaved African in the process of colonization of Brazil, as well as the conditions to which blacks were placed after the abolition of slavery. It points to religiosity as a fundamental element of resistance of enslaved Africans, as well as an element of their identities, and religions of African origin as a constituent element of Brazilian culture. It makes a brief journey in the legal changes that led to Law 10639/03 that deals with the mandatory teaching of African and Afro- Brazilian history and culture. It aims at the elaboration of a didactic sequence as an educational product that assists the teacher in the theme about religions of African origin. It is based on bibliographic research through books and articles, in physical and digital format referring to the themes addressed in the research.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectReligiosidadept_BR
dc.subjectMatriz africanapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectCultura africanapt_BR
dc.subjectHistory teachingpt_BR
dc.subjectreligiositypt_BR
dc.subjectafrican matrixpt_BR
dc.subjectteachingpt_BR
dc.subjectAfrican culturept_BR
dc.titleDo terreiro para sala de aula: construção e uso de uma sequência didática sobre religiões de matriz africana na educação básicapt_BR
dc.title.alternativeFrom the terreiro to the classroom: construction and use of a didactic sequence on African-based religions in basic educationpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6715530523709953pt_BR
dc.contributor.advisor1Reis, Marcus Vinicius de Freitas-
dc.contributor.referee1Ribeiro, Jakson dos Santos-
dc.contributor.referee1IDRIBEIRO, J. S.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3062810657432335pt_BR
dc.contributor.referee2Cordeiro, Maria da Conceição da Silva-
dc.contributor.referee2IDCORDEIRO, M.C.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7892705728411351pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa trata sobre os estereótipos referentes às religiões de matriz africana e a atuação da escola para a desconstrução deles. Faz uma análise da presença do africano escravizado no processo de colonização do Brasil, bem como as condições às quais os negros foram colocados após a abolição da escravatura. Aponta a religiosidade como elemento fundamental de resistência dos africanos escravizados, assim como elemento de suas identidades, e as religiões de matriz africana como elemento constituinte da cultura brasileira. Realiza breve percurso nas mudanças legais que levaram à Lei 10639/03 que trata da obrigatoriedade do ensino da história e cultura africana e afro-brasileira. Visa a elaboração de uma sequência didática como produto educacional que auxilie o professor na temática sobre religiões de matriz africana. Se baseia na pesquisa bibliográfica por meio de livros e artigos, no formato físico e digital referentes às temáticas abordadas na pesquisa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE POS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA - PPGHISTpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.cnpqReligiãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em História - CECEN - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO - ENNIO SILVA DE SOUZA - PPGHIST CECEN UEMA 2024.pdfPDF/A1.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.