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Título: Gestão escolar democrática: o papel do gestor na organização dos espaços /tempos escolares na perspectiva da qualidade da educação
Título(s) alternativo(s): Democratic school management: the role of the manager in organizing school spaces/times from the perspective of quality education
Autor(es): Correia, Ludimilla Alves
Orientador: Albuquerque, Severino Vilar de
Data do documento: 2019
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: O presente estudo traz à baila a gestão escolar democrática, dando visibilidade ao papel do gestor escolar na organização dos espaços/tempos escolares, buscando compreender possíveis contribuições para a qualidade da educação escolar. Discute-se, por meio de uma visão crítica e reflexiva, as perspectivas do papel do gestor escolar tendo em conta as políticas públicas educacionais que se expressam pelo discurso da qualidade. A análise do fenômeno em tela apoiou-se em referenciais que abordaram a temática da gestão escolar democrática através de estudos teóricos e empíricos, entre os quais: Libâneo (2012); Paro (1988); Luck (2000); Araújo (2000); Gadotti (2000), entre outros. Da mesma forma, a pesquisa teve como base os princípios da Constituição Federal de 1988 e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN Nº 9394/96, além de decretos normas e diretrizes suplementares. A pesquisa tendo caráter qualitativo buscou analisar todos os segmentos de uma escola do ensino público do estado do Maranhão, a fim de produzir informações acerca da metodologia do gestor frente às tomadas de decisões relacionadas à escola, bem como a participação dos demais colaboradores escolares e, não menos importante, a comunidade escolar. A análise dos dados permitiu compreender como se organiza a gestão democrática dentro de um contexto que é indispensável está inserida, a escola. Os resultados são reveladores de que o gestor escolar, como mediador dos processos e práticas da gestão, deve propagar e garantir a participação de todos no seio da tomada de decisões da instituição, a fim de estabelecer um ambiente escolar voltado para a democracia de modo a atender aos anseios da comunidade escolar, com vistas à qualidade socialmente referenciada da educação
Resumo: This study brings to light the democratic school management, giving visibility to the role of school managers in the organization of school spaces/times, seeking to understand possible contributions to the quality of school education. Through a critical and reflective view, the perspectives of the role of the school manager are discussed, considering the public educational policies expressed by the quality discourse. The analysis of the phenomenon in question was based on references that addressed the theme of democratic school management through theoretical and empirical studies, including Libiliar (2012), Paro (1988), Luck (2000), Araújo (2000), Gadotti (2000) and among others. Similarly, the research was based on the principles of the Federal Constitution of 1988 and the Law of Guidelines and Bases of National Education - LDBEN Nº 9394/96, in addition to decree rules and supplementary guidelines. The qualitative research sought to analyse all segments of a public school in the state of Maranhão, to produce information about the manager's methodology concerning school-related decision making, as well as the participation of other school collaborators and, not least the school community. The data analysis allowed us to understand how democratic management is organized within an indispensable context, the school. The results revealed that the school manager, as a mediator of management processes and practices, must propagate and ensure the participation of all within the institution's decision making, in order to establish a school environment focused on democracy, meeting the wishes of the school community, with a view to the socially referenced quality of education
Palavras-chave: Educação
Gestão Escolar
Gestão democrática
Qualidade
Education
School Management
Democratic Management
Quality
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CECEN - UEMA - Monografias 

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