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Título: "Vovó me disse que isso também cura!": práticas populares de cura entre mulheres em Oiapoque - Amapá contribuição para uma educação escolar insurgente
Autor(es): Silva, Evelanne Samara Alves da
Orientador: Ferreira , Márcia Milena Galdez
Membro da Banca: Ribeiro, Jakson dos Santos
Membro da Banca: Bastos, Cecília Maria Chaves Brito
Membro da Banca: Silva, Ana Cristina Rocha
Membro da Banca: Barbosa, Viviane de Oliveira
Data do documento: 2024-08-26
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: Esta tese tem como intuito apresentar práticas de curas entre mulheres em Oiapoque - AP, para propiciar um eletronic book (e-book), em Portable Document Format (PDF), como Produto Educacional, que considere práticas culturais populares de cura, não sublinhadas em uma cultura escolar de viés colonialista. O estudo busca instigar o refletir sobre o local/regional e o lugar dos saberes dos subalternos na educação escolar e para o ensino de História, por meio de um livro em formato digital de literatura juvenil chamado “Vovó me disse que isso também cura!”. Apresenta-se como lócus para pesquisa que resultou ao Produto Educacional, o espaço compreendido entre Amapá (Brasil) e Guiana Francesa (França), como ponto de interações étnicas singulares. Práticas de cura populares englobam puxações, interdições alimentares, benzimentos, rezas, aconselhamentos, indicação e confecção de remédios e outros, abarcando uma pluralidade de modos de fazer e de conceber o mundo. São de gênese múltipla, resultantes de interações étnicas e recriações culturais e estão dissipadas entre parteiras, benzedeiras, curandeiras, descendentes de povos que vivem e chegaram ao município de Oiapoque, independente dos demarcadores físicos que limitam a fronteira. A pesquisa qualitativa para o estudo englobou coleta e análise de fontes documentais e entrevistas semiestruturadas com mulheres curandeiras, para a compreensão sobre práticas de cura, aplicação de questionários com professores do Ensino Médio para formatação do Produto Educacional, além de pesquisa bibliográfica. O estudo permitiu reflexões sobre uma perspectiva decolonial para a educação que evidencie os saberes populares.
Resumo: This thesis aims to present healing practices among women in Oiapoque - AP, to provide an electronic book (e-book), in Portable Document Format (PDF), as an Educational Product, which considers popular cultural practices of healing, not underlined in a school culture of colonialist bias. The study seeks to instigate reflection on the local/regional and the place of the knowledge of the subalterns in school education and for the teaching of History, through a book in digital format of youth literature called "Grandma told me that this also heals!". It is presented as a locus for research that resulted in the Educational Product, the space between Amapá (Brazil) and French Guiana (France), as a point of singular ethnic interactions. Popular healing practices include pulling, food prohibitions, blessings, prayers, counseling, indication and preparation of medicines and others, encompassing a plurality of ways of doing and conceiving the world. They are of multiple genesis, resulting from ethnic interactions and cultural recreations and are dissipated among midwives, healers, healers, descendants of peoples who live and arrived in the municipality of Oiapoque, regardless of the physical markers that limit the border. The qualitative research for the study included the collection and analysis of documentary sources and semi-structured interviews with women healers, to understand healing practices, application of questionnaires with high school teachers to format the Educational Product, in addition to bibliographic research. The study allowed reflections on a decolonial perspective for education that highlights popular knowledge.
Palavras-chave: Educação decolonial
Ensino de História
Memória
Oiapoque - Amapá
Práticas - cura
Práticas populares - Oiapoque
Curandeirismo
História local
Rezas
Benzimentos
Confecção - remédios
Plantas medicinais
Cultura popular
Mulheres curandeiras
Fronteira franco-brasileira
Ensino de história local
Cultura - povos indígenas
Cultura - povos negros
Decolonial Education
Teaching of History
Memory
Healing practices
Popular practices - Oiapoque
Quackery
Local history
Pray
Manufacturing - medicines
Medicinal plants
Popular culture
Women healers
Franco-Brazilian border
Teaching local history
Culture - indigenous people
Culture - black people
Decolonialismo
Aparece nas coleções:Doutorado Profissional em História - CECEN - Teses

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