Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4853
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Andressa Viegas-
dc.date.accessioned2025-05-21T13:43:53Z-
dc.date.available2025-05-21-
dc.date.available2025-05-21T13:43:53Z-
dc.date.issued2023-07-19-
dc.identifier.citationSILVA, Andressa Viegas. Andressa Viegas Silva. 2023. 41f. Monografia (Curso de Licenciatura em Pedagogia) - Campus Pinheiro, Universidade Estadual do Maranhão, Pinheiro - MA, 2023. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4853pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4853-
dc.description.abstractThe inclusion of students with Specific Educational Needs has been widely discussed in the educational field, with a view to guaranteeing the principle of assuring the access and permanence of this public. This TCC aimed to analyze how the process of inclusion of students with SEN occurs from the point of view of educators who teach in Elementary School Anos Iniciais at Escola Municipal José de Arimatéa Nunes in Pinheiro - MA. The research was carried out from a qualitative approach, bibliographic survey and field research, using a semi-structured questionnaire with the regent teachers, inclusive teachers and AEE teachers. For the literature review, we searched for books, Course Completion Work/TCC and Scientific Articles using Google Scholar as a source of consultation. A temporal cut of studies from the year 2013 to 2023 was sought. Thus, authors such as Neto et al (2018); Lima (2021); Birth (2015); Barros, Silva and Costa (2015); Lebanon (2014); Carvalho (2015); Chagas, Mattos e Fumes (2021) and others, were essential. The data obtained allowed inferring that the target school of the research meets the basic aspects of attending students with specific educational needs, in contrast with regard to methodological practices for the promotion of educational inclusion, given that teachers experience difficulties in include these students in your classes. This fact points to a need for greater reflection and investment both in initial teacher education and in the process of continuing education in the field of special education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectElementary Educationpt_BR
dc.subjectInclusive Educationpt_BR
dc.subjectTeaching-learningpt_BR
dc.subjectContinuous trainingpt_BR
dc.subjectSpecial educationpt_BR
dc.subjectInclusionpt_BR
dc.titleEducação inclusiva: uma análise no processo de inclusão dos alunos com Necessidades Educacionais Específicas no ensino fundamental anos iniciais na Escola Municipal José Arimatéa Nunes em Pinheiro - MApt_BR
dc.title.alternativeInclusive education: an analysis of the inclusion process of students with Specific Educational Needs in the early years of elementary education at the Municipal School José Arimatéa Nunes in Pinheiro - MApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDSILVA, A. V.pt_BR
dc.contributor.advisor1Sousa, Alessandra Ribeiro-
dc.contributor.advisor1IDSOUSA, A. R.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9447388369061406pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Andressa Viegas-
dc.contributor.referee1IDSILVA, A. V.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9447388369061406pt_BR
dc.contributor.referee2Rosa, Marilda de Fátima Lopes-
dc.contributor.referee2IDROSA, M. F. L.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1746846984223033pt_BR
dc.contributor.referee3Barros, Andreza Luana da Silva-
dc.contributor.referee3IDBARROS, A. L. S.pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6243750657834163pt_BR
dc.description.resumoA inclusão de alunos com Necessidade Educacional Específica tem sido amplamente discutida no âmbito educacional, tendo em vista a garantia do princípio de assegurar o acesso e a permanência desse público. O presente TCC tem como objetivo analisar como ocorre o processo de inclusão dos alunos com NEE sob o ponto de vista dos educadores que lecionam no Ensino Fundamental Anos Iniciais da Escola Municipal José de Arimatéa Nunes em Pinheiro – MA. A pesquisa foi realizada a partir da abordagem de natureza qualitativa, levantamento bibliográfico e pesquisa de campo, com a utilização de questionário semiestruturado com os professores regentes, professores inclusivos e professores do AEE. Para a revisão de literatura, buscou-se livros, Trabalho de Conclusão de Curso/TCC e Artigos Científicos tendo como fonte de consulta o Google Acadêmico. Buscou-se um recorte temporal de estudos do ano de 2013 a 2023. Dessa forma, autores como Neto et al (2018); Lima (2021); Nascimento (2015); Barros, Silva e Costa (2015); Libâneo (2014); Carvalho (2015); Chagas, Mattos e Fumes (2021) e outros, foram primordiais. Os dados obtidos permitiram inferir que a escola-alvo da pesquisa atende aos aspectos básicos para atendimento de alunos com Necessidades Educacionais Específicas, em contrapartida no que se refere as práticas metodológicas para a promoção de uma inclusão educacional, haja vista que os professores sentem dificuldades para incluir esses alunos em suas aulas. Esse fato aponta uma necessidade de maior reflexão e investimento tanto na formação inicial do professor quanto no processo de formação continuada na área da educação especial.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Pinheiropt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqPedagogiapt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Pedagogia - Pinheiro UEMA Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - ANDRESSA VIEGAS SILVA - PEDAGOGIA PINHEIRO UEMA 2023.pdfPDF A576.09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.