Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4850
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Oliveira, Maria Raimunda Macedo | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-21T12:25:14Z | - |
dc.date.available | 2025-05-21 | - |
dc.date.available | 2025-05-21T12:25:14Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Maria Raimunda Macedo. 2024. 49f. Monografia (Curso de Licenciatura em Pedagogia) - Campus Pinheiro, Universidade Estadual do Maranhão, Pinheiro - MA, 2024. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4850 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4850 | - |
dc.description.abstract | It is known that games are inherent to childhood, children play spontaneously, transforming objects into playful toys. While playing, they develop physically, emotionally and intellectually. Therefore, games are essential elements in early childhood education schools. The objective of this study was to analyze the importance of using games and games in early childhood education with an emphasis on preschool. This was an integrative literature review study, which included the selection of 15 studies that addressed the theme “use of games and games in early childhood education”. After analyzing the studies, respective discussions were held. The selected studies showed that there is a strong impact of the use of games and games in early childhood education, especially in the preschool phase, a phase in which the child goes through important and remarkable phases, making contributions to their development evident, physical, motor, mental, social and family, thus arousing interest in new studies, encouraging teachers and managers to adhere to the use of these methodologies. It is concluded, therefore, that the playful aspect aimed at children is an important factor that facilitates learning and also integral development, whether in the cognitive or physical, social, cultural and affective aspects. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual do Maranhão | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Atividades lúdicas | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento infantil | pt_BR |
dc.subject | Early childhood education | pt_BR |
dc.subject | Teaching-learning | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical practices | pt_BR |
dc.subject | Playful activities | pt_BR |
dc.subject | Child development | pt_BR |
dc.title | A influência dos jogos e brincadeiras na Educação Infantil | pt_BR |
dc.title.alternative | The influence of games and play in Early Childhood Education | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.ID | OLIVEIRA, M. R. M. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Suzane Castro de Araújo | - |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0003-0942-6043 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2225171562761256 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Suzane Castro de Araújo | - |
dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0003-0942-6043 | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2225171562761256 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Mineiro, Maria de Jesus Câmara | - |
dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0002-1737-061X | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2281748948301113 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Correia, Eanes dos Santos | - |
dc.contributor.referee3ID | https://orcid.org/0000-0002-9188-4336 | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/1453066274785413 | pt_BR |
dc.description.resumo | Sabe-se que as brincadeiras e jogos são inerentes à infância, as crianças brincam de forma espontânea, transformando objetos em brinquedos lúdicos. Enquanto brincam se desenvolvem fisicamente, emocionalmente e intelectualmente, de modo que as brincadeiras e jogos são elementos essenciais nas escolas de educação infantil. Investigar a importância do uso de jogos e brincadeiras na educação infantil para alunos da pré-escola, com base em estudos disponíveis na literatura. Tratou-se de um estudo de revisão integrativa de literatura, onde contou com a seleção de 15 estudos que abordavam sobre a temática “uso de jogos e brincadeiras na educação infantil”. Após análise dos estudos foram feitas as respectivas discussões. Os estudos selecionados, evidenciaram que há forte impacto do uso de jogos e brincadeiras na educação infantil, especialmente na fase pré-escolar, fase esta em que a criança passa por fases importantes e marcantes, evidenciam-se contribuições no seu desenvolvimento, físico, motor, mental, social e familiar, despertando assim, o interesse de novos estudos, estímulo aos professores e gestores, a respeito da adesão sobre o uso dessas metodologias. Conclui-se, assim, que o aspecto lúdico voltado para as crianças é um importante fator facilitador da aprendizagem e do desenvolvimento integral, seja nos aspectos cognitivos ou físicos, sociais, culturais e afetivos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Pinheiro | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEMA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Pedagogia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - Pinheiro UEMA Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA - MARIA RAIMUNDA MACEDO OLIVEIRA - LIC. PEDAGOGIA PINHEIRO UEMA 2024.pdf | PDF A | 476.13 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.