Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4848
Título: Família e escola: uma aliança positiva no processo de aprendizagem da criança
Título(s) alternativo(s): Family and school: a positive alliance in the child's learning process
Autor(es): Abreu, Thays Soares
Orientador: Correia, Eanes dos Santos
Membro da Banca: Correia, Eanes dos Santos
Membro da Banca: Silva, Waldinei Santos
Membro da Banca: Pereira, Edilene Reis
Data do documento: 2025-01-21
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso discute, enquanto objeto de estudo, a importância da interação entre a escola e a família no processo educativo da criança, enfatizando o efeito dessa cooperação no aprendizado e no desenvolvimento desses estudantes. O estudo tem como objetivo possibilitar uma discussão sobre escola e família como dispositivo de mediação da criança ao saber, examinando como a colaboração entre essas duas instituições pode aprimorar o rendimento escolar e fomentar uma educação significativa como objetivos específicos <discutir as contribuições da instituição família e escola no processo de aprendizagem dos estudantes da Educação Infantil= e <apontar o que diz a literatura a partir de um ensaio teórico sobre a relação escola e família na aprendizagem=. Tem como pergunta de pesquisa <qual a função da família e da escola no processo de aprendizagem de estudantes da Educação Infantil?= O estudo também investiga os obstáculos na comunicação entre essas entidades e sugere indicações para intensificar a colaboração, levando em conta as transformações nas configurações familiares e a exigência de uma abordagem mais humanizada nas escolas. Como primeiro espaço de socialização, a família tem um papel fundamental na construção de valores e no suporte emocional, enquanto a escola proporciona o aprendizado conhecimento formal e na socialização das crianças nesse processo educacional genuinamente humano. A relação escola e família é um elo que faz a criança transitar entre sua vida pública e privada, como dispositivo de socialização e singularização enquanto sujeito histórico e de direitos.
Resumo: This final paper discusses, as an object of study, the importance of interaction between school and family in the educational process of children, emphasizing the effect of this cooperation on the learning and development of these students. The study aims to enable a discussion about school and family as a device for mediating children to knowledge, examining how collaboration between these two institutions can improve academic performance and foster meaningful education. The specific objectives are <to discuss the contributions of the family and school institution in the learning process of Early Childhood Education students= and <to point out what the literature says based on a theoretical essay on the relationship between school and family in learning=. The research question is <what is the role of family and school in the learning process of Early Childhood Education students?= The study also investigates the obstacles in communication between these entities and suggests indications for intensifying collaboration, taking into account the changes in family configurations and the demand for a more humanized approach in schools. As the first space for socialization, the family plays a fundamental role in the construction of values and emotional support, while the school provides formal knowledge and socialization of children in this genuinely human educational process. The relationship between school and family is a link that allows the child to move between their public and private lives, as a device for socialization and singularization as a historical subject with rights.
Palavras-chave: Educação infantil
Ensino-aprendizagem
Desenvolvimento infantil
Relação família e escola
Early childhood education
Teaching-learning
Child development
Relationship between family and school
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Pedagogia - Pinheiro UEMA Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA- THAYS SOARES ABREU - LIC. PEDAGOGIA UEMA PINHEIRO 2025.pdfPDF A334.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.