Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4847
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Lopes, Laysa Ribeiro | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-20T18:35:44Z | - |
dc.date.available | 2025-05-20 | - |
dc.date.available | 2025-05-20T18:35:44Z | - |
dc.date.issued | 2025-01-23 | - |
dc.identifier.citation | LOPES, Laysa Ribeiro. As contribuições da educação de jovens e adultos para além da alfabetização. 2025. 36f. Monografia (Curso de Licenciatura em Pedagogia) - Campus Pinheiro, Universidade Estadual do Maranhão, Pinheiro - MA, 2025. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4847 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4847 | - |
dc.description.abstract | The research objective of this final course work is the modality of Education for Young People and Adults and the context of illiteracy, basically dealing with the contributions to reducing this phenomenon of education in Brazil. The general research objective is to allow discussion on the contributions of EJA as a device for reducing illiteracy. The research is developed based on a central question, which is the following: Does EJA work to reduce illiteracy? It is a qualitative investigation of a bibliographic nature that will have as a data production instrument the exploration of databases of academic productions on digital platforms. The conclusion is that, in addition to literacy, EJA is a socialization device for individuals, making them engage in an intellectual activity, of (re)cognizing the world that awakens them to their reality, that makes them reflect on themselves and others. Literacy is about reading the world and its reality as a transformation device that could and can only occur through its recognition as a subject of change. EJA is, above all, a fight for social justice and for the construction of a more equitable, democratic and inclusive society. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual do Maranhão | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Analfabetismo | pt_BR |
dc.subject | Educação democrática | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos(EJA) | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.subject | Illiteracy | pt_BR |
dc.subject | Illiteracy Democratic education | pt_BR |
dc.subject | Youth and Adult Education (YAE) | pt_BR |
dc.subject | Elementary Education | pt_BR |
dc.title | As contribuições da educação de jovens e adultos para além da alfabetização | pt_BR |
dc.title.alternative | The contributions of youth and adult education beyond literacy | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.ID | LOPES, L. R. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Correia, Eanes dos Santos | - |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0002-9188-4336 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1453066274785413 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Correia, Eanes dos Santos | - |
dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0002-9188-4336 | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1453066274785413 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silva, Waldinei Santos | - |
dc.contributor.referee2ID | SILVA, W. S. | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5753237099475260 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Holanda, Maria Lúcia de Souza | - |
dc.contributor.referee3ID | HOLANDA, M. L. S. | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/9086274248487081 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho de conclusão de curso tem como objeto de pesquisa a modalidade de Ensino de Jovens e Adultos no Ensino Fundamental e o contexto do analfabetismo, tratando basicamente sobre as contribuições na redução desse fenômeno da educação brasileira. Tem como objetivo geral de pesquisa discutir sobre as contribuições da EJA como dispositivo de redução do analfabetismo. A pesquisa é desenvolvida a partir de uma questão central que é a seguinte: A EJA faz funcionar a redução do analfabetismo? É uma investigação qualitativa de cunho bibliográfico que terá como instrumento de produção de dados a exploração em base de dados de produções acadêmicas em plataformas digitais. Tem-se como conclusão que, para além da alfabetização, a EJA é um dispositivo de socialização dos sujeitos, os faz entrarem em uma atividade intelectual, de reconhecimento de mundo que os desperte para sua realidade, que os faça refletir sobre si mesmo e o outro. Está para o letramento, a leitura de mundo e da sua realidade como dispositivo de transformação que só poderia e só pode ocorrer a partir de seu reconhecimento enquanto sujeito de mudança. A EJA é, sobretudo, uma luta pela justiça social e pela construção de uma sociedade mais equitativa, democrática e inclusiva. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Pinheiro | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEMA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Pedagogia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - Pinheiro UEMA Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA - LAYSA RIBEIRO LOPES - LIC. PEDAGOGIA UEMA PINHEIRO 2025.pdf | PDF A | 319.97 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.